A fé e os dons do Espírito Santo sempre andam de mãos dadas e na igreja podem se encontrar diversos dons atuando fielmente em busca de propagar ainda mais a palavra de Deus. Há uma frase muito famosa no meio religioso onde se diz: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”, esta frase é atribuída a Albert Einstein, e sua simbologia é muito mais profunda.
Deus em sua condição de pai, dá a seus filhos uma série de dons, não escolhe quem irá receber esses dons, mas Ele os capacita quando alguém na igreja é chamado para ser coroinha, ministro da eucaristia, leitor na liturgia e cantor ou músico na equipe de canto.
Muitas dessas pessoas não sabem, ou sabem pouco sobre a atividade que irão exercer na igreja, e é nesta hora que Deus os capacita, enviando outras pessoas para ajudar, explicar e mostrar como é possível realizar a sua atividade. É assim que o Coral Estadual de Nossa Senhora do Rocio faz, ao convidar novos integrantes e os ensina como servir a Deus.
Os dons que geraram frutos e saúdam a Padroeira do Paraná
O Coral Estadual de Nossa Senhora do Rocio foi fundado há mais de 35 anos e é muito amado pelos fiéis que visitam o Santuário do Rocio. Foi com este coral que iniciou os trabalhos com as equipes de canto, portanto, este foi o primeiro grupo de canto a atuar no Santuário do Rocio.
Dona Judite, que hoje está com aproximadamente 90 anos, foi a responsável juntamente com o Sr. Stefano, na fundação do Coral Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
“Judite foi quem iniciou este coral, é ela quem foi a responsável, regente por anos. Levava seu trabalho de servir à Deus muito a sério e sempre chamando cada vez mais pessoas para estarem a serviço de Deus”, destacou Estefano Neumann, sanfoneiro do coral.
Como afirmado por Estefano, Dona Judite permaneceu por anos no Coral Estadual e com o tempo, devido a idade, precisou se afastar deste seu ato de servir, mas deixando em seu lugar Sandra Baleche, para continuar com os trabalhos de evangelização através da música do coral.
Sandra Baleche era uma das cantoras do coral de dona Judite e sempre se destacou por sua potente voz. Após Judite, ela assumiu o grupo como regente e segue até hoje, com mais de 25 anos de atuação no coral.
“Esse coral é o nosso maior amor, o nosso maior orgulho. Sempre que estou aqui é como se nenhum problema existisse, existindo somente eu e Deus e sirvo a Ele com todo o meu amor”, salientou Sandra Baleche.
Amor e carinho são as palavras mais utilizadas para descrever a alegria de ser atuante deste coral. Sandra destacou que todos são uma família e se reúnem sempre que podem para confraternizar, conversar e dar muitas risadas. Com sua devoção e paixão pelo canto, espera motivar cada vez mais pessoas a participarem do Coral Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
“Tudo que faço aqui é por Ele e para Ele, tudo que tenho veio pelas mãos dele e da minha doce mãe do Rocio. Mas nós não somos eternos, não é mesmo? Precisamos de jovens atuantes também em nosso coral, jovens estes que serão os responsáveis por continuar este trabalho”, enfatizou a regente do Coral Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
Outro ponto desta devoção é o compromisso de estar presente, ser igreja de forma atuante, servindo a Deus e pedindo a intercessão de Nossa Senhora do Rocio para estar firme na caminhada.
“Nós todos temos nossas dificuldades diárias, nossos afazeres, trabalhos e muitas vezes passamos por alguns problemas, mas minha Nossa Senhora do Rocio, nunca me deixou desamparada, sempre cuidou de mim, dos meus filhos e netos, ela é uma mãezona para mim e sempre fui muito abençoada por Deus através da sua intercessão”, enfatizou a cantora Rosa Maria Abreu Rosa.
Dona Rosa, conhecida por muitos na cidade de Paranaguá, possui uma linda devoção a Nossa Senhora do Rocio. Ela afirmou que jamais se sentiu só e quando está na casa da Padroeira do Paraná, todos os problemas parecem não existir e ainda encontra formas de como melhorar as situações que passa pela vida através de Nossa Senhora.
O ato de servir com muito amor, é o ponto que foi enfatizado pela devota Donaide Costa. Ela possui uma devoção belíssima por Nossa Senhora e reza o santo rosário todos os dias.
“Ela é a nossa Mãezinha, aquela que cuida de nós, da nossa família, que intercede a Deus por nós. Meu amor por ela é grandioso e além de estar no coral, rezo todos os dias o santo rosário, dedicando toda minha vida, família, amigos e problemas, pois é ela quem conduz nossos caminhos”, declarou Donaide Costa, cantora do coral.
Todo esse carinho pela Mãe do Rocio, é refletido em cada membro do coral. Cada devoto presente no grupo compartilhou de modo singular a sua experiência com a Padroeira do Paraná.
Estefano Neumann serve desde a fundação do grupo e fala que Nossa Senhora é aquela que sustenta a sua vida.
“Estar aqui é meu tudo Jesus e Maria devem estar em primeiro lugar em nossa vida, sempre devemos entregar nosso trabalho, nossa comida, nossos dons a Deus, para que sempre esteja nos abençoando dia a dia e também para estarmos ligados à Ele”, declarou Estefano Neumann, sanfoneiro do Coral Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
Estar a serviço da Igreja não significa deixar a família de lado, mas andarem juntos nos caminhos que levam a Deus. Para o casal Naim Baleche e Jocilda Pacheco Baleche, é um presente de Deus fazer parte do coral.
“Veja, estar aqui para nós é uma felicidade sem fim. Estar aqui nos acalma, aproxima a gente de Deus e ainda temos uma mãe para nos guiar e proteger. Servimos no coral há 10 anos e somos sempre muito abençoados”, evidenciou o casal.
Elizabeth Amancio e Odete Pereira disseram que estar ligadas a Deus pela intercessão da Virgem do Rocio ajudam a superar os desafios da vida.
“Quando pequena não consegui conhecer a minha mãe, e conforme fui crescendo e aprendendo, percebi que estar aqui no santuário me ajudava a preencher a saudade que eu tinha de ter minha mãe, pois Nossa Senhora do Rocio preencheu esse vazio que estava em mim. Então para mim, estar aqui é a minha vida, e faz parte do meu viver”, enfatizou Odete, cantora do coral.
Mesmo em meio às dificuldades, principalmente das despedidas, estar com Deus é o fator primordial.
“Faz pouco tempo que perdi meu esposo, e o caminho que encontrei para ser forte é estar aqui, na casa da Mãe. É Ela quem me dá forças para seguir diariamente, é ela quem conduz os meus caminhos e Deus foi muito bondoso conosco por ter nos dado a sua mãe como nossa mãe, pois ela cuida de nós cada dia e nos dá a força que precisamos para superar todos as as nossas dificuldades”, salientou Elizabeth Amancio.
Sempre que é o dia do Coral Estadual de Nossa Senhora do Rocio cantar no santuário, os fiéis devotos da Mãe do Rocio se emocionam com os cantos tradicionais cantados pelo grupo. Muitos fiéis gravam vídeos com seus celulares, choram e parabenizam o coral pelo seu ato de servir à Deus.
Algo que todos salientaram é que o grupo não pode acabar, por isso estão abertos para receber novos membros que desejam servir juntamente com eles. Para fazer parte do Coral Estadual de Nossa Senhora do Rocio basta enviar uma mensagem no WhatsApp: (41)9232-1119.