Nesta quarta-feira, 6, começa a novena de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, que segue até o dia 14 de novembro. A programação faz parte dos festejos da 211.ª Festa Estadual que teve início no último dia 3, com romarias e missa para troca do manto da padroeira do Paraná.
O bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron, explicou sobre o tema da festa deste ano e deixou uma mensagem de acolhida aos peregrinos que procuram o Santuário neste período do ano.
“Aproxima-se a Festa de Nossa Senhora do Rocio, a padroeira de todo o Estado do Paraná. Como bispo diocesano de Paranaguá, acolho todos os peregrinos que se farão presentes nesses dias de festa. Estamos seguindo um calendário meditando os mistérios do rosário. Esta festa está dentro dos mistérios luminosos, por isso o tema da festa é “Mãe do Rocio, revela-nos a luz do mundo”, a luz do mundo que é Jesus Cristo”, disse o bispo.
Ele deixou um convite para os devotos participarem deste momento que, para ele, trata-se de um retiro espiritual. “Convido você a se unir aos peregrinos que vem até aqui e os que acompanham pelas redes sociais. Será um grande retiro espiritual até que cheguemos a festa solene no dia 15 de novembro. Participe conosco rezando pelas redes sociais e, quem puder, venha. Será uma experiência de nos colocarmos sob os cuidados maternos de Maria, a mãe do Rocio. E ela nos indicará Jesus Cristo, a luz do mundo”, reiterou o bispo de Paranaguá.
Programação da novena de Nossa Senhora do Rocio
A novena de Nossa Senhora do Rocio acontecerá em vários horários durante o dia para atender os devotos que desejam participar. De 6 a 14 de novembro, as novenas acontecem às 6h (missa e novena), 9h (novena dos estudantes), 12h, 14h, 16h e 19h (missa e novena).
As celebrações da novena de Nossa Senhora do Rocio das 19h serão transmitidas ao vivo pelo canal do Santuário do Rocio no YouTube.
No primeiro dia de novena, 6 de novembro, a missa das 19h será presidida pelo bispo de Paranavaí, Dom Geremias Steinmetz, com visitantes das Paróquias São Cristóvão e Santa Josefina Bakhita.
No segundo dia de novena, 7 de novembro, a missa das 19h será presidida pelo bispo de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, com visitantes da Paróquias Nossa Senhora do Bom Sucesso (Guaratuba), Nossa Senhora da Paz, Seminário Diocesano Senhora do Rocio e Seminário Diocesano Propedêutico São João XXIII.
No terceiro dia de novena, 8 de novembro, a missa das 19h será presidida pelo bispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, com visitantes da Catedral Nossa Senhora do Rosário e Santuário São Francisco das Chagas.
No quarto dia de novena, 9 de novembro, a missa das 19h será presidida pelo bispo de Ponta Grossa, Dom Sérgio Braschi. Com visitantes da Paróquia Nossa Senhora do Pilar (Antonina).
No quinto dia da novena, 10 de novembro, a missa das 19h será presidida pelo bispo auxiliar de Curitiba, Dom Reginei José Modolo (Zico), com visitantes da Paróquia São Francisco de Assis (Guaratuba). Neste dia, às 12h, haverá missa e novena com a participação da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões (Guaraqueçaba) e presidência do Pe. Gilberto Rodrigues.
No sexto dia de novena, 11 de novembro, a missa das 19h será presidida por Dom Adenis Roberto de Oliveira, com visitantes das Paróquias São Pedro e São Paulo (Pontal) e Santuário São José (Pontal).
No sétimo dia de novena, 12 de novembro, a missa das 19h será presidida por Dom Murilo Krieger, com visitantes das Paróquias São Pedro Apóstolo (Matinhos), São João Batista (Campina Grande do Sul), Nossa Senhora do Porto (Morretes) e Santana (Caiobá).
No oitavo dia de novena, 13 de novembro, a missa das 19h será presidida por Dom Celso Antônio Marchiori, com visitantes das Comunidades de Vida Religiosa, Comunidades Terapêuticas e Comunidades de Vida.
No nono e último dia da novena de Nossa Senhora do Rocio, a missa das 19h será presidida por Dom Bento de Souza, com visitantes das Paróquias São João Batista e Nossa Senhora dos Navegantes.