Festa de Nossa Senhora do Rocio

Com mais de 100 caminhões, 1.ª Romaria dos Caminhoneiros da Festa do Rocio aconteceu em Paranaguá

Romaria foi marcada por manifestações de fé e agradecimento

1 romaria dos caminhoneiros no rocio 1

Em um percurso de seis quilômetros, romaria foi concluída com recepção no Santuário do Rocio

Na manhã do sábado, 9, aconteceu em Paranaguá a 1.ª Romaria dos Caminhoneiros da 211.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, programação inédita que reuniu mais de 100 caminhões que saíram do pátio da CBL (Companhia Brasileira de Logística S/A) em direção ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, onde foram recepcionados pelo reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, e os missionários redentoristas. Em um trajeto de cerca de seis quilômetros, os caminhoneiros partiram pela Avenida Bento Rocha e chegaram ao Rocio, com adereços nos veículos e diversas homenagens à Padroeira do Paraná. 

Os caminhões foram abençoados com aspergidos com Água Benta na chegada ao Santuário do Rocio, onde os profissionais do transporte e suas famílias também doarem cestas básicas para cerca de 20 instituições sociais atuantes em Paranaguá.

2 padre dirson goncalves na romaria dos caminhoneiros
“Paranaguá é uma cidade com tantos caminhões, graças a Deus fizemos a primeira Procissão dos Caminhoneiros que foi um sucesso”, afirma o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves

O reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, destacou a importância do evento inédito na programação da festa da Padroeira do Paraná, integrando as diversas procissões de fé existentes no evento. “Paranaguá é uma cidade com tantos caminhões, graças a Deus fizemos a primeira Procissão dos Caminhoneiros que foi um sucesso. Esperamos que a partir do ano que vem tenhamos a segunda e que isso entre na tradição da Festa do Rocio”, frisa, destacando o agradecimento à Paróquia São Cristóvão, dedicada ao padroeiro dos caminhoneiros em Paranaguá. “Agradecemos ao padre Thiago Trigo por acolher a abertura da romaria e fazer este sucesso grandioso, graças a Deus”, explica, destacando que o evento é um pedido de longa data dos caminhoneiros que são fiéis da Mãe do Rocio.

3 romaria dos caminhoneiros da festa do rocio de 2024
“Esta é uma maneira de homenagear os nosso caminhoneiros, os nossos profissionais da estrada, mas também homenagear Nossa Senhora do Rocio e São Cristóvão, que apontam para Jesus como Luz do mundo”, ressalta o padre Thiago Trigo, pároco da Paróquia São Cristóvão

“É um grande presente que o Santuário do Rocio nos dá de poder sediar a abertura desta 1.ª Romaria dos Caminhoneiros. A Paróquia São Cristóvão, que está aqui no Jardim Iguaçu, ao lado do Pátio de Triagem, onde existem vários pátios de caminhoneiros, onde muitos deles vem ao nosso encontro para abastecer a sua fé. É muito importante também porque sabemos que o Paraná é um estado que vive da estrada, com os caminhoneiros que movimentam a nossa economia com tudo aquilo que aqui é produzido, passando por Paranaguá. Esta é uma maneira de homenagear os nosso caminhoneiros, os nossos profissionais da estrada, mas também homenagear Nossa Senhora do Rocio e São Cristóvão, que apontam para Jesus como Luz do mundo”, afirma o padre Thiago Trigo, pároco da Paróquia São Cristóvão.

4 romaria dos caminhoneiros da festa do rocio de 2024
“Pela primeira vez a realização desta Romaria dos Caminhoneiros significa que a Mãe do Rocio quer estar perto dos diferentes segmentos profissionais”, afirma o diácono Cleiton Oliveira, missionário redentorista

O diácono Cleiton Oliveira, missionário redentorista, realizou a animação durante todo o percurso da Romaria dos Caminhoneiros. “Me sinto muito alegre e feliz por fazer parte daquilo que o próprio Evangelho nos diz, doravante, todas as gerações me chamarão Bem-Aventurada, Maria disse ao Anjo Gabriel, e nós somos esta geração. Pela primeira vez a realização desta Romaria dos Caminhoneiros significa que a Mãe do Rocio quer estar perto dos diferentes segmentos profissionais. Agradecemos por esses trabalhos, por esses trabalhadores que estiveram aqui expressando uma grande importância para a nossa programação da 211.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio”, afirma. 

Caminhoneiros relatam devoção e agradecimentos

5 romaria dos caminhoneiros da festa do rocio de 2024
“A devoção vem de muito tempo em Nossa Senhora do Rocio, nossa filha mais nova, a Maria Isabel, é um pedido que Ela nos concedeu, foi logo após o casamento”, destaca o caminhoneiro Alex Nunes Barbosa, esteve com a esposa Silvia dos Santos Ferreira e seus três filhos, Rafael, Gabriel e Maria Isabel

O caminhoneiro Alex Nunes Barbosa, esteve com a esposa Silvia dos Santos Ferreira e seus três filhos, Rafael, Gabriel e Maria Isabel, na romaria. “A romaria é muito importante pela valorização que os caminhoneiros têm no País, não só em Paranaguá. A devoção vem de muito tempo em Nossa Senhora do Rocio, nossa filha mais nova, a Maria Isabel, é um pedido que Ela nos concedeu, foi logo após o casamento. Queríamos há muito tempo ter uma filha, pedimos para Ela e logo após o casamento veio a nossa filha de presente de casamento. Hoje é um agradecimento, pois foi um pedido para Nossa Senhora do Rocio que foi atendido”, ressalta.

6 romaria dos caminhoneiros da festa do rocio de 2024
“Vim com a minha família homenagear Nossa Senhora do Rocio pelas graças recebidas neste ano, renovando a nossa fé”, ressalta o caminhoneiro Laudir Lemes Maciel, morador do Jardim Guaraituba, que foi à romaria junto com sua família

O caminhoneiro Laudir Lemes Maciel, morador do Jardim Guaraituba, veio com a família para a romaria. “Vim com a minha família homenagear Nossa Senhora do Rocio pelas graças recebidas neste ano, renovando a nossa fé. É importante esta primeira romaria dos caminhoneiros, temos a procissão de barcos, cavalgada, entre outras, e de caminhões nunca tivemos em Paranaguá. Uma cidade que depende de caminhão e é a primeira vez, que isso continue nos próximos anos”, completa.

7 romaria dos caminhoneiros da festa do rocio de 2024
“É muita emoção, estamos muito felizes com esta primeira romaria. Acho que demorou para fazer, porque esta é uma cidade de caminhões”, salienta Cibele Nunes dos Santos, esposa do caminhoneiro Marcel da Rocha Torres

“É muita emoção, estamos muito felizes com esta primeira romaria. Acho que demorou para fazer, porque esta é uma cidade de caminhões. O meu esposo Marcel é caminhoneiro desde os 21 anos, então a família toda é, sempre tivemos caminhão e estamos muito felizes”, ressalta Cibele Nunes dos Santos, esposa do caminhoneiro Marcel da Rocha Torres, moradores da Vila Guarani. “É a primeira de muitas, nunca mais vai acabar”, finaliza.

Confira fotos da 1.ª Romaria dos Caminhoneiros:

Você também poderá gostar

Com mais de 100 caminhões, 1.ª Romaria dos Caminhoneiros da Festa do Rocio aconteceu em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Com mais de 100 caminhões, 1.ª Romaria dos Caminhoneiros da Festa do Rocio aconteceu em Paranaguá

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.