conecte-se conosco

Eventos

Solenidade marca passagem de comando do 8.º Grupamento de Bombeiros em Paranaguá

Tenente-Coronel Dorico Gabriel Borba, natural de Morretes, assumiu a função

Publicado

em

Na manhã de terça-feira, 7, foi realizada a solenidade de passagem de comando do 8.º Grupamento de Bombeiros, quando o tenente-coronel Pedro Wagner Ogaki Malacrida passou suas funções para o tenente-coronel Dorico Gabriel Borba. Uma de suas atribuições no litoral do Paraná será gerenciar a próxima Operação Verão. O evento foi realizado em Paranaguá no auditório do SEST/SENAT e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares

O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, afirmou que o novo comandante assume a missão de dar continuidade aos trabalhos. “Temos um fim do ciclo do tenente-coronel Malacrida, que permaneceu aqui no litoral por quinze meses, assume agora o tenente-coronel Borba com uma missão de dar continuidade aqueles trabalhos feitos pelo Corpo de Bombeiros durante todo o ano. Em especial na Operação Verão, onde nós temos muitos paranaenses frequentando o nosso litoral”, disse o coronel Vasco.

“Vamos ter um aumento do efetivo da área do 8.º GB, com uma nova escola de soldado que está para começar”, adiantou o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Vasco

Segundo ele, há uma responsabilidade ainda maior pelo novo comandante ser natural de Morretes. “Já que ele é um morador e iniciou a sua carreira aqui no 8.º GB, ele tem uma história com o litoral, que será reforçada agora com ele no comando da unidade. Vamos ter um aumento aqui do efetivo da área do 8.º GB, com uma nova escola de soldado que está para começar e, com isso, ampliamos os nossos serviços que já são prestados no litoral do Paraná”, adiantou o coronel Vasco.

O tenente-coronel Pedro Wagner Ogaki Malacrida, que deixa a função após um ano e três meses, falou sobre as demandas da região. “Esse tempo foi muito gratificante. Essa unidade é muito estratégica, temos um efetivo significativo, além da importância dos municípios. Temos essa população local para atender, além da população flutuante durante a Operação verão. Agora, sigo para o grupamento da capital”, frisou o tenente-coronel Malacrida. 

Ele ainda lembrou da importância da parceria do Corpo de Bombeiros com a comunidade. “O serviço de prevenção acontece com a  adesão das pessoas, que precisam contribuir para isso. O Corpo de Bombeiros oferece prevenção nas áreas de banho no litoral, mas as pessoas precisam aderir para acontecer de forma efetiva. Na última Operação Verão existia a expectativa de como seria o pós-pandemia e nós preparamos de forma robusta para dar atendimento. O serviço colocado à disposição foi efetivo justamente pela manutenção da estabilidade dos números. Apesar de os frequentantes terem sido maiores, os incidentes que aconteceram foram todos fora das áreas protegidas”, afirmou o tenente-coronel Malacrida.

Novo comandante

Para o tenente-coronel Dorico Gabriel Borba, que assume o comando do 8.º GB, a atual posição oferece desafios, mas se sente grato por poder voltar ao local onde iniciou sua careira. “Comecei minha carreira no quartel de Paranaguá, estava na chefia maior do Comando Regional e agora recebi esse convite para assumir com muito orgulho o comando do Grupamento de Bombeiros do litoral. Me sinto em casa, é um desafio, uma grande responsabilidade, mas faço isso com o coração, com a vontade de cuidar bem da sociedade do litoral”, enfatizou o tenente-coronel Borba.

Ele também se colocou à disposição dos moradores para que o trabalho seja realizado em conjunto. “O desafio é conciliar as demandas de um grupamento que todo o Estado tem de combate a incêndio, prevenção, do atendimento pré-hospitalar, e até dos trabalhos sociais, com a Operação Verão. Temos bons profissionais no litoral do Paraná e eles já começaram o planejamento e estamos ansiosos para fazer uma boa temporada. Continuem confiando no Corpo de Bombeiros, estamos de portas abertas para aceitar sugestões, ouvir a população, atender as demandas, somos voltados ao atendimento da população, as tropas estando motivadas elas cuidam bem da sociedade”, concluiu o tenente-coronel Borba.