No domingo, 7, acontece o enceramento da 9.ª Festa Nacional da Tainha em Paranaguá. O tradicional evento tem uma programação variada de shows, além da comercialização da iguaria típica do litoral paranaense. A Prefeitura de Paranaguá estima que mais de seis mil pessoas já tenham visitado a festa na Praça de Eventos Mário Roque.
O último fim de semana da festa conta com atrações regionais. No sábado, 6, durante o almoço, as apresentações acontecem às 12h e às 14h, com retorno às 20h e 22h. No sábado tem Cleiton Oliveira, às 12h, Grupo Em Cima da Hora, às 14h, Soul Samba, às 20h, e Le Figarro.
No domingo, 7, Paranaguá sedia o Festival Minha Cidade é Massa, promovido pela rádio Massa FM, com início às 14h de domingo, com shows que prometem atrair muitos visitantes para a cidade. Subirão ao palco diversos artistas, entre eles, Edu Chociay, Hugo e Thiago, Rick e Renner e Marcos e Belutti. No domingo, está programada também a Corrida de Canoas, às 9h, no Rio Itiberê, com a participação das comunidades pesqueiras.
“Estamos realizando uma festa para a família, simultaneamente com a feira gastronômica, com diversos pratos à base de tainha e frutos do mar, além da programação cultural acontecendo simultaneamente, a expectativa de público é grande, já temos algumas excursões confirmadas para esse fim de semana e consideramos que o número de turistas superará as edições passadas”, salientou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.
A festa começou com um índice alto de visitantes, o fim de semana ensolarado ajudou na movimentação dos parnanguaras e de turistas no evento. Ao que tudo indica, o encerramento deve ocorrer da mesma forma, tendo em vista o atrativo dos shows nacionais confirmados.
Estrutura do palco já está montada na Praça de Eventos Mário Roque
PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES PESQUEIRAS
Segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, já foram comercializadas sete toneladas de pescados. A expectativa é chegar a 20 toneladas até o fim do evento. O visitante encontra na festa barracas de comunidades pesqueiras de Paranaguá e de outros municípios do litoral do Paraná.
“Este ano a festa está diferenciada, pois contamos com a presença de mais cinco municípios do litoral do Paraná, Ilha das Peças (Guaraqueçaba), Antonina, Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, que aceitaram o convite para participar da 9.ª edição nacional da Festa da Tainha e incrementar o evento”, divulgou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Pavilhões gastronômicos integram as comunidades pesqueiras
CARDÁPIO
Ao todo, 16 cozinhas preparam a tradicional tainha recheada com farofa de camarão, tainha ensopada, cambira, tainha à parmegiana, com molho branco, em posta frita, além de outros pratos com frutos do mar, durante o almoço e o jantar. Todas as barracas comercializam a tainha recheada com camarão, o prato mais pedido, no valor de R$ 62,00, acompanhada de arroz, maionese e salada.
Show da dupla sertaneja Marcos e Belutti encerra a festividade no domingo
OBJETIVO DE FOMENTAR O TURISMO
A Secretaria de Cultura e Turismo destacou que a festa recebeu várias famílias de outras cidades, assim como grupos de turistas, o que ajuda a fomentar o turismo no município. “Outros atrativos e serviços como o Mercado Municipal, o Mercado do Artesanato, o Mercado do Café, o MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia), o Aquário Marinho e o passeio turístico de barco pela Baía foram bastante procurados”, frisou a secretaria.