Na noite da segunda-feira, 18, aconteceu no Templo da Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR), uma sessão da Loja Especial União Paranaguense n.º 38, Oficina Maçônica que deu origem à Maçonaria no Paraná em 21 de março de 1837, responsável pela fundação da Perseverança. O evento reuniu os Grão-Mestres do Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), Paulo Socher, do Grande Oriente do Paraná (GOP), Cristian Flores, e da Grande Loja do Paraná (GLP), Marco Antônio Corrêa de Sá, bem como cerca de 150 presentes entre autoridades maçônicas e maçons de todo o Paraná.
A Sessão foi a primeira da Loja União Paranaguense desde 1848, quando foi extinta, e deverá ser realizada anualmente pelas três potências maçônicas do Paraná a partir de agora. Na Sessão, foram homenageados com Comendas e diplomas da Loja Especial União Paranaguense os três Grãos-Mestres do GOB-PR, GOP e GLP agradecendo-os pelos relevantes serviços prestados pela Maçonaria do Paraná.
Grão-Mestres
“Esta noite entra para a história e significa mais um especial movimento de integração. Com respeito às individualidades organizacionais de cada potência, que esta bela imagem deste templo histórico cheio seja a fotografia mental que nos guie para cada vez mais ação. Que esses belos momentos sirvam como combustível para a pura vivência da Maçonaria. Honremos sempre nossa origem, nos motivemos no passado, mas tenhamos senso do dever do presente e da construção do futuro que queremos. Juntos somos mais fortes”, afirma o Grão-Mestre do GOB-PR, Paulo Socher.
“Onde há uma Loja Maçônica há uma forte participação na construção de um desenvolvimento moral, social e econômico. Os maçons paranaenses desde a gênese carregam essa característica de real aplicação dos ensinamentos maçônicos na prática diária da cidadania. Ao materializarmos a Loja Especial União estamos criando a tradição de anualmente estarmos juntos cultuando essa história do nosso surgimento e colocando nosso olhar unicamente naquilo que é convergência absoluta”, afirma o Grão-Mestre do GOP, Cristian Flores.
O Grão-Mestre da GLP, Marco Antônio Corrêa de Sá, reforçou a união da Maçonaria no Paraná. “Esta noite foi com certeza mais um marco especial para a Maçonaria do Paraná. Estarmos congregados neste histórico templo revivendo a história da nossa Ordem em solo paranaense tem um sentido muito grandioso. De forma inspiradora e exemplar, para a Maçonaria brasileira, estamos materializando o sentimento de que temos todos a mesma origem e essência e que compreender e valorizar a pureza da nossa história é motivar um presente de corajosas batalhas conjuntas”, completa.
Venerável Mestre da Loja Perseverança
O presidente da Sessão Especial e Venerável Mestre da Loja Perseverança, Jean Cristiano Correa, frisou a celebração dos 160 anos da Perseverança, que nasceu em 5 de maio de 1864 e realizará suas celebrações neste ano em Sessão Magna Aberta em 11 de maio, destacando a atuação social da Loja em Paranaguá no Lar dos Idosos Perseverança e na Creche Perseverança. “Hoje reafirmamos nossos compromissos com os valores que nos unem. Homenagear a respeitável Loja União Paranaguense não é apenas uma memória, é também reavivar o coração pulsante e identidade maçônica. Como filhos desta terra e herdeiros deste legado, nós hoje, maçons de todo o Paraná, abraçamos com honra e responsabilidade e missão de perpetuar a história e ideais que foram deixados pelos nossos precursores e Irmãos da Loja União Paranaguense”, finaliza.
A Sessão da Loja Especial União Paranaguense foi transmitida ao vivo pelo Youtube. Confira: