O Senac Paranaguá, em parceria com o Conselho Regional de Administração (CRA-PR) e Ampec (Associação das Micro e Pequenas Empresas), realizou uma palestra com Charles Vezozzo, na manhã de terça-feira, 17. O evento, voltado para gestores de empresas e comunidade em geral, tratou do tema Gestão de Resultados e sua Importância no Mercado Competitivo no auditório do Senac.
Charles Vezozzo é consultor, professor e instrutor, conselheiro e diretor de Administração do CRA-PR, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Administração Financeira e Gestão de Instituições de Ensino Superior, além de mestrado na área.
A palestra contou com empresários e demais interessados no tema. O gerente da unidade do Senac Paranaguá, Gilberto Pereira Dias, contou que a ideia de trazer o palestrante surgiu através da parceria com o CRA-PR e Ampec. “Trouxemos aos nossos empresários do comércio, turismo e outras entidades que estiveram presentes. A parceria só nos fortalece para que juntos possamos trazer palestras de renome que agreguem conhecimentos para o empresário e para toda a comunidade de Paranaguá e instituições. Esse é o nosso papel enquanto entidade de ensino e capacitação profissional”, disse Gilberto.
Durante a palestra, Charles tratou de conceitos sobre a gestão de negócios e deu sugestões aos empresários que querem se destacar no mercado. “Falo de forma genérica para que cada empresa adeque alguns princípios que trabalhamos, com alguns conselhos a serem colocados em prática. Recentemente, tivemos um exemplo de consultoria, o que leva o Hospital do Coração a fechar? Quando começamos a aprofundar estudos de casos, a maioria tem problemas de gestão. É isso que faz negócios muito bons fecharem e negócios com maiores dificuldades crescerem”, afirmou Charles.
Após a pandemia, muitas coisas mudaram na gestão das empresas. O palestrante falou sobre essas mudanças e seus impactos. “Antes da pandemia, a gente falava que quem não estava na internet não era visto. A pandemia acelerou esse processo e hoje quem não está na internet, na maioria, não vende. Hoje, se vende implante dentário e plano crematório na internet, coisas que antes eram inimagináveis”, comentou Charles.
Segundo ele, a pandemia provocou o empreendedorismo por oportunidade e necessidade. “Há que se observar que houve uma mudança grande de venda e de comportamento do consumidor e quem está observando está tendo oportunidade. Na pandemia, empresas que estavam mal gerenciadas quebraram, outras tiveram muitas dificuldades”, afirmou Charles.