No dia 4 de outubro, a Apae de Paranaguá promove o seminário “Autismo: Conhecer para Cuidar e para Incluir”. O evento será realizado no Teatro Municipal Rachel Costa, das 8h às 12h e das 13h às 17h, voltado para profissionais da área da educação, saúde e familiares.
O palestrante convidado é o Professor Dr. José Raimundo Facion, psicólogo formado na Universidade de Münster, na Alemanha, em 1980. É doutor pelo Departamento de Psiquiatria Infanto-Juvenil pela mesma universidade, em 1986, onde foi professor assistente por quatro anos.
Fez seu primeiro pós-doutorado no departamento de Neuropediatria da mesma universidade e o segundo pós-doutorado em Neuroanatomia no Instituto de pesquisa sobre o autismo na Alemanha. É membro-fundador do Instituto Alemão de Pesquisa sobre o Autismo e idealizador da comunidade Norteando Condutas.
O valor da inscrição para o seminário é R$ 60,00 e as vagas são limitadas. A ficha de inscrição e os dados para pagamento devem ser solicitados pelo e-mail “[email protected]”. Será emitido certificado de participação pela Apae Paranaguá.
Conteúdo
O seminário terá como conteúdo programático o tema “Transtorno Autista na Atualidade”, no qual serão abordados o Autismo e a Evolução dos Conceitos, Esquizofrenia Infantil, Distúrbio Autístico do Contato Afetivo, Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, Transtornos Globais do Desenvolvimento e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na segunda etapa será abordado o tema Diagnóstico Diferencial na Atualidade, destacando as Altas Habilidades, Autismo de Auto Funcionamento, Autismo, Autismo com ADPNM, Autismo Secundário e Transtorno de Rett.
O terceiro tema será Sintomas Cardeais para o Reconhecimento do Transtorno Autista. O quarto tema tratará das Intervenções Terapêuticas e Educacionais, com as principais estratégias na atenção à pessoa com autismo e atipicidades correlatas e procedimentos complementares.
O quinto tema traz como foco a administração de crises comportamentais como agressividade, autoagressividade, agitação, insônia, seletividade alimentar e outros. O seminário será encerrado com o tema funções coordenadas para uma inclusão eficaz e o acompanhamento da família, escolas especiais, clínicas e escolas inclusivas.