O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, recebeu nesta sexta-feira, 29, o segundo e último dia do IV Seminário Nacional e II Internacional dos Portos Brasileiros, evento realizado pela Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), com apoio institucional da Portos do Paraná. A programação reuniu especialistas do setor portuário, representantes de associações internacionais, autoridades públicas e lideranças sindicais para debater desafios, avanços e oportunidades no setor.
O evento contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que destacou a sinergia entre iniciativa privada, órgãos de controle e gestão pública.
“Esse painel foi muito interessante porque reuniu dois lados fundamentais: de um lado o ministro Walton, que foi decisivo para o Paraná no processo de concessões de rodovias e hoje traz a visão do Tribunal de Contas da União; do outro, o Roberto, representando a iniciativa privada, com o BTG, vencedor do leilão do PAR 14, que fará investimentos grandiosos. Foi uma oportunidade de aprendizado e de entender os desafios de atração de investimentos”, destacou o secretário.

“O que ficou claro nesse debate é que hoje existe um olhar muito atencioso para o setor portuário brasileiro, que está em plena expansão. Esse seminário, de caráter nacional e internacional, é um coroamento do trabalho que vem sendo realizado e reflete o bom momento vivido pela Portos do Paraná. Estamos fortalecendo a confiança de investidores, autoridades e da sociedade no futuro do nosso porto”, disse Sandro Alex sobre a expansão do setor portuário.
Sandro Alex comentou que o seminário serve também como um local de aprendizado e troca de experiências. “Esse evento é também um espaço de confraternização, aprendizado e troca de experiências que consolidam a posição do Paraná como referência em inovação. Não só no setor portuário, mas também na parte jurídico-administrativa, estamos avançando com seriedade e compromisso. Quero agradecer a todos os convidados, autoridades e representantes que prestigiaram o seminário e reforçar que seguimos firmes em nossa missão de modernizar e ampliar a infraestrutura logística do Estado”, completou.

PORTOS DO PARANÁ
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ressaltou a importância da troca de experiências internacionais. “Esse seminário é um espaço de troca de experiências que traz perspectivas globais e também oportunidades para o setor portuário brasileiro. Tivemos a presença de autoridades nacionais e internacionais que destacaram a evolução da nossa infraestrutura. Muitas vezes pensamos estar atrasados, mas mostramos exemplos que são referência mundial, como no recebimento de granéis. Eventos como esse geram novas ideias e caminhos para fortalecer os portos e atrair negócios”.

Garcia destacou as grandes obras em andamento no Porto de Paranaguá, como o Moegão, considerado a maior obra portuária pública em execução no Brasil. Segundo ele, o investimento de mais de R$ 600 milhões vai ampliar em até cinco vezes a capacidade ferroviária do Porto, passando de cinco milhões para 25 milhões de toneladas por ano. “É uma infraestrutura preparada para os próximos 30 anos, revolucionando a intermodalidade e a logística portuária”, afirmou.
O diretor-presidente falou também do Canal de Acesso e a competitividade internacional. “As embarcações estão cada vez maiores e, para mantermos competitividade, precisamos adequar nosso canal de acesso. O projeto prevê ampliar o calado operacional de 13,5 para 15,5 metros, o que significa até 7 mil toneladas a mais por navio. Isso garante que Paranaguá continue recebendo grandes embarcações, evitando custos extras que iriam impactar diretamente os preços ao consumidor. Esse será o primeiro modelo do tipo no Brasil, sem gerar sobrecarga tarifária para os usuários”, destaca.
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TCP
Rafael Stein Santos, gerente institucional e jurídico do Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá (TCP), destacou a relevância do evento e o papel estratégico do complexo portuário no cenário nacional. “É sempre uma satisfação participar de eventos como este, que reúnem profissionais e especialistas para discutir o futuro do setor portuário. O seminário é uma excelente oportunidade para trazer conhecimento, reflexões e discutir questões essenciais para a evolução de toda a cadeia logística”, destacou.

“O Porto de Paranaguá, mais uma vez reconhecido com prêmios de excelência, mostra que nosso trabalho contínuo em manter altos padrões de operação e inovação é fundamental. Eventos dessa magnitude reforçam a importância do nosso porto não só para o Paraná, mas para o Brasil como um todo”, disse.
EXPANSÃO E COMPETITIVIDADE
O leilão do canal de acesso do Porto de Paranaguá, previsto para este ano, também foi destacado como um dos principais projetos estratégicos. A iniciativa vai permitir que embarcações de maior porte operem no terminal, ampliando o calado de 13,5 para até 15,5 metros.
“Se não fizermos esse avanço, ficaremos fora da rota das grandes embarcações internacionais. O canal será referência no Brasil, garantindo competitividade sem repassar custos adicionais ao usuário”, explicou o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia.
OLHAR INTERNACIONAL
O seminário contou com a participação de Juan Duarte, presidente executivo da Associação Americana de Autoridades Portuárias para América Latina. Ele elogiou os avanços em sustentabilidade, capacitação e tecnologia vistos no Porto de Paranaguá.

“Estamos muito contentes em ver os novos projetos no Brasil, especialmente no Paraná. Os investimentos em infraestrutura, capital humano e inovação mostram que o Porto está preparado para os desafios. A integração entre os portos latino-americanos é fundamental, e a AAPA tem sido esse espaço de cooperação há mais de 40 anos”, destacou.
MARINHA DO BRASIL
O Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8.º Distrito Naval da Marinha do Brasil, reforçou a importância da presença da instituição nos debates sobre o futuro dos portos.

“É fundamental que a Marinha participe dessas discussões. O aumento do calado, as obras de dragagem e o crescimento da movimentação dependem também da nossa atuação para garantir segurança e soberania. Em Paranaguá temos uma integração de sucesso, que se reflete em recordes de produtividade e desenvolvimento econômico para o Paraná e para o Brasil”, afirmou.
DEBATE AMPLIADO

Rodrigo Buffara Farah Coelho, diretor da ATEXP, ressaltou que o porto vive um momento de protagonismo histórico. “Estou aqui representando os terminais do Corredor de Exportação e é uma satisfação ver Paranaguá ocupar hoje um protagonismo positivo nas agendas portuárias do Brasil. Esse seminário reúne especialistas e traz debates qualificados que apontam os rumos do setor. O Porto vem batendo recordes e os grandes projetos em andamento, como o Moegão e o canal de acesso, mostram que estamos no caminho certo. O futuro será de ainda mais crescimento e eficiência”, relatou.
Representando os trabalhadores, o presidente da Intersindical, João Fernando da Luz (Nando), defendeu a importância de incluir a categoria nos debates, especialmente diante do projeto de lei n.º 733/25, que trata da legislação portuária.

“A presença da Intersindical em um evento desse porte é fundamental, pois trata diretamente da legislação portuária e do futuro dos trabalhadores. A PL 733/25 está em debate e precisamos acompanhar de perto o que acontece em Brasília e também ouvir o setor empresarial. Nosso papel é atualizar os estivadores e TPAs sobre os riscos e impactos que podem afetar seus empregos e sustento. Estar aqui é defender direitos, garantir informação e fortalecer a categoria diante dos desafios do setor portuário”, reforçou Nando.
PROJEÇÕES PARA 2025
Com recordes de movimentação já registrados no primeiro semestre, a expectativa é que o Porto de Paranaguá ultrapasse a marca de 70 milhões de toneladas até o fim do ano. “A diversidade de mercados e a eficiência administrativa são fatores que garantem a competitividade. Temos desafios regulatórios e ambientais, mas também exportamos boas práticas para o mundo”, concluiu o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.







