Eventos

Seminário dos Portos Brasileiros é encerrado com foco na integração, sustentabilidade e recordes em Paranaguá

Com presença do secretário Sandro Alex, evento teve cinco painéis na sexta-feira, 29

A programação reuniu especialistas do setor portuário, representantes de associações internacionais, autoridades públicas e lideranças sindicais para debater desafios, avanços e oportunidades no setor

A programação reuniu especialistas do setor portuário, representantes de associações internacionais, autoridades públicas e lideranças sindicais para debater desafios, avanços e oportunidades no setor

O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, recebeu nesta sexta-feira, 29, o segundo e último dia do IV Seminário Nacional e II Internacional dos Portos Brasileiros, evento realizado pela Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), com apoio institucional da Portos do Paraná. A programação reuniu especialistas do setor portuário, representantes de associações internacionais, autoridades públicas e lideranças sindicais para debater desafios, avanços e oportunidades no setor.

O evento contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que destacou a sinergia entre iniciativa privada, órgãos de controle e gestão pública.

“Esse painel foi muito interessante porque reuniu dois lados fundamentais: de um lado o ministro Walton, que foi decisivo para o Paraná no processo de concessões de rodovias e hoje traz a visão do Tribunal de Contas da União; do outro, o Roberto, representando a iniciativa privada, com o BTG, vencedor do leilão do PAR 14, que fará investimentos grandiosos. Foi uma oportunidade de aprendizado e de entender os desafios de atração de investimentos”, destacou o secretário.

sandroalex
“Estamos fortalecendo a confiança de investidores, autoridades e da sociedade no futuro do nosso porto”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex

“O que ficou claro nesse debate é que hoje existe um olhar muito atencioso para o setor portuário brasileiro, que está em plena expansão. Esse seminário, de caráter nacional e internacional, é um coroamento do trabalho que vem sendo realizado e reflete o bom momento vivido pela Portos do Paraná. Estamos fortalecendo a confiança de investidores, autoridades e da sociedade no futuro do nosso porto”, disse Sandro Alex sobre a expansão do setor portuário.

Sandro Alex comentou que o seminário serve também como um local de aprendizado e troca de experiências. “Esse evento é também um espaço de confraternização, aprendizado e troca de experiências que consolidam a posição do Paraná como referência em inovação. Não só no setor portuário, mas também na parte jurídico-administrativa, estamos avançando com seriedade e compromisso. Quero agradecer a todos os convidados, autoridades e representantes que prestigiaram o seminário e reforçar que seguimos firmes em nossa missão de modernizar e ampliar a infraestrutura logística do Estado”, completou.

IMG 8730

PORTOS DO PARANÁ

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ressaltou a importância da troca de experiências internacionais. “Esse seminário é um espaço de troca de experiências que traz perspectivas globais e também oportunidades para o setor portuário brasileiro. Tivemos a presença de autoridades nacionais e internacionais que destacaram a evolução da nossa infraestrutura. Muitas vezes pensamos estar atrasados, mas mostramos exemplos que são referência mundial, como no recebimento de granéis. Eventos como esse geram novas ideias e caminhos para fortalecer os portos e atrair negócios”.

3 6
“Eventos como esse geram novas ideias e caminhos para fortalecer os portos e atrair negócios”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia

Garcia destacou as grandes obras em andamento no Porto de Paranaguá, como o Moegão, considerado a maior obra portuária pública em execução no Brasil. Segundo ele, o investimento de mais de R$ 600 milhões vai ampliar em até cinco vezes a capacidade ferroviária do Porto, passando de cinco milhões para 25 milhões de toneladas por ano. “É uma infraestrutura preparada para os próximos 30 anos, revolucionando a intermodalidade e a logística portuária”, afirmou.

O diretor-presidente falou também do Canal de Acesso e a competitividade internacional. “As embarcações estão cada vez maiores e, para mantermos competitividade, precisamos adequar nosso canal de acesso. O projeto prevê ampliar o calado operacional de 13,5 para 15,5 metros, o que significa até 7 mil toneladas a mais por navio. Isso garante que Paranaguá continue recebendo grandes embarcações, evitando custos extras que iriam impactar diretamente os preços ao consumidor. Esse será o primeiro modelo do tipo no Brasil, sem gerar sobrecarga tarifária para os usuários”, destaca.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

TCP

Rafael Stein Santos, gerente institucional e jurídico do Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá (TCP), destacou a relevância do evento e o papel estratégico do complexo portuário no cenário nacional. “É sempre uma satisfação participar de eventos como este, que reúnem profissionais e especialistas para discutir o futuro do setor portuário. O seminário é uma excelente oportunidade para trazer conhecimento, reflexões e discutir questões essenciais para a evolução de toda a cadeia logística”, destacou.

4 5
O seminário é uma excelente oportunidade para trazer conhecimento, reflexões e discutir questões essenciais para a evolução de toda a cadeia logística”, disse o gerente institucional e jurídico do TCP, Rafael Stein Santos

“O Porto de Paranaguá, mais uma vez reconhecido com prêmios de excelência, mostra que nosso trabalho contínuo em manter altos padrões de operação e inovação é fundamental. Eventos dessa magnitude reforçam a importância do nosso porto não só para o Paraná, mas para o Brasil como um todo”, disse.

EXPANSÃO E COMPETITIVIDADE

O leilão do canal de acesso do Porto de Paranaguá, previsto para este ano, também foi destacado como um dos principais projetos estratégicos. A iniciativa vai permitir que embarcações de maior porte operem no terminal, ampliando o calado de 13,5 para até 15,5 metros.

“Se não fizermos esse avanço, ficaremos fora da rota das grandes embarcações internacionais. O canal será referência no Brasil, garantindo competitividade sem repassar custos adicionais ao usuário”, explicou o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia.

OLHAR INTERNACIONAL

O seminário contou com a participação de Juan Duarte, presidente executivo da Associação Americana de Autoridades Portuárias para América Latina. Ele elogiou os avanços em sustentabilidade, capacitação e tecnologia vistos no Porto de Paranaguá.

5 5
“Os investimentos em infraestrutura, capital humano e inovação mostram que o porto está preparado para os desafios”, contou o presidente executivo da Associação Americana de Autoridades Portuárias para América Latina, Juan Duarte

“Estamos muito contentes em ver os novos projetos no Brasil, especialmente no Paraná. Os investimentos em infraestrutura, capital humano e inovação mostram que o Porto está preparado para os desafios. A integração entre os portos latino-americanos é fundamental, e a AAPA tem sido esse espaço de cooperação há mais de 40 anos”, destacou.

MARINHA DO BRASIL

O Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8.º Distrito Naval da Marinha do Brasil, reforçou a importância da presença da instituição nos debates sobre o futuro dos portos.

6 5
“O aumento do calado, as obras de dragagem e o crescimento da movimentação dependem também da nossa atuação para garantir segurança e soberania”, disse o Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8.º Distrito Naval da Marinha do Brasil

“É fundamental que a Marinha participe dessas discussões. O aumento do calado, as obras de dragagem e o crescimento da movimentação dependem também da nossa atuação para garantir segurança e soberania. Em Paranaguá temos uma integração de sucesso, que se reflete em recordes de produtividade e desenvolvimento econômico para o Paraná e para o Brasil”, afirmou.

DEBATE AMPLIADO

7 5
“O Porto vem batendo recordes e os grandes projetos em andamento, como o Moegão e o canal de acesso, mostram que estamos no caminho certo”, disse o diretor da ATEXP, Rodrigo Buffara Farah Coelho

Rodrigo Buffara Farah Coelho, diretor da ATEXP, ressaltou que o porto vive um momento de protagonismo histórico. “Estou aqui representando os terminais do Corredor de Exportação e é uma satisfação ver Paranaguá ocupar hoje um protagonismo positivo nas agendas portuárias do Brasil. Esse seminário reúne especialistas e traz debates qualificados que apontam os rumos do setor. O Porto vem batendo recordes e os grandes projetos em andamento, como o Moegão e o canal de acesso, mostram que estamos no caminho certo. O futuro será de ainda mais crescimento e eficiência”, relatou.

Representando os trabalhadores, o presidente da Intersindical, João Fernando da Luz (Nando), defendeu a importância de incluir a categoria nos debates, especialmente diante do projeto de lei n.º 733/25, que trata da legislação portuária.

8 5
“A presença da Intersindical em um evento desse porte é fundamental, pois trata diretamente da legislação portuária e do futuro dos trabalhadores”, disse o presidente da Intersindical, João Fernando da Luz

“A presença da Intersindical em um evento desse porte é fundamental, pois trata diretamente da legislação portuária e do futuro dos trabalhadores. A PL 733/25 está em debate e precisamos acompanhar de perto o que acontece em Brasília e também ouvir o setor empresarial. Nosso papel é atualizar os estivadores e TPAs sobre os riscos e impactos que podem afetar seus empregos e sustento. Estar aqui é defender direitos, garantir informação e fortalecer a categoria diante dos desafios do setor portuário”, reforçou Nando.

PROJEÇÕES PARA 2025

Com recordes de movimentação já registrados no primeiro semestre, a expectativa é que o Porto de Paranaguá ultrapasse a marca de 70 milhões de toneladas até o fim do ano. “A diversidade de mercados e a eficiência administrativa são fatores que garantem a competitividade. Temos desafios regulatórios e ambientais, mas também exportamos boas práticas para o mundo”, concluiu o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.


Seminário dos Portos Brasileiros é encerrado com foco na integração, sustentabilidade e recordes em ParanaguáAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Seminário dos Portos Brasileiros é encerrado com foco na integração, sustentabilidade e recordes em ParanaguáAvatar de Maickon Chemure

Maickon Chemure

Formado em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2024 como Repórter Policial, além de produções audiovisual. Atua há 16 anos na área de reportagem. Exerce as suas atividades na Folha do Litoral News como coprodutor (PJ).

Seminário dos Portos Brasileiros é encerrado com foco na integração, sustentabilidade e recordes em ParanaguáAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Você também poderá gostar