Os desfiles das escolas de samba de Paranaguá não acontecerão durante o Carnaval 2023. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) comunicou nesta quinta-feira, 24, que não existe mais tempo hábil para celebrar convênios de repasse às agremiações. O prazo para a regularização se encerrou no último dia 10, sendo que desde 2019, as entidades haviam sido informadas da necessidade de regularização para o recebimento de apoio.
A formalização das agremiações é uma demanda exigida pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR),e além disso, representa a transparência e a responsabilidade com o erário público. Apenas duas escolas de samba se regularizaram e farão parte da programação do Carnaval 2023.
Conforme a Secultur, a pasta sempre esteve à disposição das escolas e seus representantes para auxiliar nos trâmites, tendo inclusive prorrogado o prazo de regularização. “Certamente planejamos tudo, conforme a lei. Já dispúnhamos da estrutura para o desfile das agremiações, que a partir de agora, terá que ser remodelado”, explicou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, que esteve reunida com representante da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (Aesp) para discutir a situação.
No entanto, a programação do Carnaval 2023 está mantida com atrações que serão divulgadas, em breve, pela Secultur. O tradicional Banho de Mar a Fantasia também está confirmado para o dia 12 de fevereiro.
Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá