No dia 10 de setembro, o Rotary Distrito 4730 promoverá a 1.ª edição da Corrida “Vencendo a Pólio” com largada às 7h da Praça Rotary, na Avenida Atlântica, 1036, em Guaratuba. O evento tem como objetivo arrecadar fundos para o combate à Poliomielite e conscientizar a população sobre a paralisia infantil. As inscrições on-line estão abertas até o dia 3 de setembro.
No Brasil, a poliomielite foi erradicada em 1994. Mesmo assim, campanhas de imunização e conscientização ainda são necessárias até que o vírus selvagem seja eliminado no mundo inteiro, para evitar que as crianças se contaminem. “Nossa organização assumiu o compromisso de erradicar essa doença do planeta. Para isso precisamos garantir que todas as crianças tenham acesso à vacinação”, contou o governador do Distrito 4730, Laerzio Chiesorin Junior.
Os participantes podem escolher entre as modalidades de caminhada, com percurso de 3 km, ou corrida com 5 km de trajeto. São duas as opções de kit no ato da inscrição: kit básico no valor de R$ 50,00 – que acompanha chip eletrônico descartável, número de peito personalizado, hidratação e frutas após a chegada – ou pelo kit completo no valor de R$ 80,00 composto por camiseta com tecido tecnológico, chip eletrônico descartável de cronometragem, número de peito personalizado, hidratação e frutas após a chegada.
A entrega de todos os kits será realizada no dia 9 de setembro, das 14h às 18h na sede do Rotary Club de Guaratuba, localizada na Rua Randolfo Bastos, 1428 – Piçarras, em Guaratuba, mediante comprovante de pagamento ou de inscrição gerado pelo sistema.
“As inscrições seguirão abertas até o dia 3 de setembro ou poderá finalizar antes deste prazo, caso atinja o limite técnico. Para participar, basta se inscrever através do site: https://www.ticketsports.com.br/e/VENCENDO+A+P%c3%93LIO+%7c+GUARATUBA-36649.
ERRADICANDO A POLIOMIELITE NO MUNDO
“O combate à Poliomielite é uma das principais causas do Rotary desde 1988, com o lançamento da campanha End Polio Now. Por meio do programa Pólio Plus, a instituição busca erradicar a doença – que pode provocar a paralisia infantil – em todos os países do mundo. Também em agosto, a OMS anunciou que a transmissão do vírus selvagem da pólio foi oficialmente interrompida em todos os 47 países da sua região africana, um passo histórico e vital para a erradicação global da pólio”, informou a organização do evento.
Com o fim da transmissão, cinco das seis regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS) representando mais de 90% da população mundial – estão livres da doença. O desafio agora é erradicar o vírus selvagem nos dois países onde a doença nunca foi interrompida: Afeganistão e Paquistão. “Este é um grande passo na nossa jornada para um mundo sem pólio, mas a luta não acabou. Ainda precisamos do apoio dos rotarianos, doadores e profissionais de saúde para concluir o trabalho”, afirmou o presidente do Rotary International, Hölger Knaack.
Com informações do Rotary Distrito 4730