conecte-se conosco

Eventos

Reunião cultural encerrou as atividades de 2023 do IHGP

Durante o evento foram homenageados os radialistas Mario Mikosz (foto) e Amilton Aquim (in memoriam)

Publicado

em

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP realizou na noite da quinta-feira, 23, uma reunião cultural de encerramento das atividades do ano de 2023.

O evento aconteceu no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, e realizou uma homenagem especial à história da comunicação em Paranaguá e aos radialistas Amilton Aquim (in memoriam) e Mario Mikosz.

A cerimônia foi apresentada pela professora Lúcia Helena Freitas da Rocha e presidida por Simone Pereira de Mello, e contou com a presença de Maria Ângela Plahtyn Torres Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Eloir Martins presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá – ACIAP, vereadores, membros da instituição e convidados. 

A presidente do IHGP, Simone Mello, falou sobre o evento que fez uma homenagem a dois ícones da comunicação. “Nossa reunião cultural de encerramento do ano de 2023 foi uma merecida homenagem a dois grandes nomes da radiofonia de Paranaguá, nossos confrades, Amilton Aquim (in memoriam), e Mário Mikosz, ainda em atividade tanto na rádio como no nosso IHGP. Foi uma reunião cheia de emoção no momento em que seu Mário relembrou a trajetória de Amilton Aquim, e na sequência, tomado de surpresa, o seu Mário recebeu uma linda homenagem, ouvindo emocionado a sua história de vida, relembrada pelo nosso orador Alessandro Staniscia. A reunião foi bem prestigiada pelas autoridades locais, sendo finalizada com a participação do nosso convidado especial, Celso Tórtora, que cantou e nos brindou cantando lindas canções”, destacou a presidente.

O diretor e orador do IHGP, Dr. Alessandro Pires Staniscia, fez uma explanação sobre os homenageados. “Neste evento o Instituto Histórico Geográfico de Paranaguá rendeu homenagens a duas pessoas que marcaram história na comunicação de Paranaguá. É importante lembrar inicialmente que esta homenagem estava programada desde o mês de setembro deste ano, quando fizemos a nossa reunião que celebrou o aniversário do sodalício. Em um primeiro momento, o Mário Mikosz foi convidado a fazer uma breve homenagem ao Amilton Aquim pela sua contribuição fundamental na comunicação radiofônica de Paranaguá. Esta homenagem foi apenas um registro realizado no evento, porque como já tratamos com a família do Amilton Aquim, com sua viúva Mariana e demais familiares, em uma data oportuna será realizada a entrega formal da homenagem em reunião futura do nosso IHGP. E como orador, também me coube render homenagens ao nosso querido amigo Mário Mikosz. Além dos serviços prestados na comunicação pelo Mário Mikosz por décadas, desde os anos 60 esteve no Orfanato Bom Menino, que era popularmente conhecido como Casa do Bom Menino. Depois de um tempo também prestou serviços ao Asilo São Vicente de Paulo, eu tive a oportunidade também desde os anos 2000 colaborar com o Mário nesse serviço voluntário no Asilo. Relembrei que o Mário chegou a Paranaguá para trabalhar no DAE – Departamento de Água e Esgoto como desenhista e também, imagine você, ele foi secretário da delegacia de Polícia Civil em Paranaguá. Mas, embora inicie falando dessa parte da vida do Mário, no evento tratamos da sua valiosa contribuição à comunicação de Paranaguá, onde falamos de toda a sua contribuição à comunicação parnanguara”, comentou Staniscia.

Após a sessão, Maria Helena Nizio e Celso Tórtora emocionaram a plateia com repertório musical variado.

Publicidade










plugins premium WordPress