Proposta será encaminhada à Câmara de Vereadores
O segundo dia da 2.ª Jornada de Comunicação, além das palestras e workshops com profissionais de comunicação de renome no Paraná, contou com um avanço importante para o município: o prefeito Marcelo Roque acatou Projeto de Lei encaminhado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), que torna a Educomunicação uma política pública permanente em Paranaguá. Além disso, com presença de muitos participantes no auditório da Biblioteca Municipal Leôncio Correia, foram ministradas palestras e workshops durante a tarde e noite abordando assuntos como semiótica, audiovisual, marketing, educomunicação e fotografia.
O prefeito recebeu das mãos das secretárias de Comunicação, Camila Roque, e de Educação, Vandecy Dutra, o projeto de Lei que torna uma política pública a educomunicação, que é uma forma de educar alunos já implantada na rede municipal de ensino, com uso de recursos de mídia para desenvolver trabalhos documentais e audiovisuais como forma de tornar o ensino ainda mais atrativo e versátil.
"Iremos encaminhar esta proposta para a Câmara. Vamos fazer uma revisão junto ao Jurídico e encaminhar para ao Legislativo. Assim outros prefeitos terão a obrigação de cumprir a posterior lei instituindo a educomunicação como política pública", afirma o prefeito
"É essencial não só os professores participarem, como também os alunos da rede municipal, produzindo conteúdos de vídeo e de comunicação, mostrando as coisas da cidade, inclusive com premiação. Esta parceria da Educação e Comunicação é muito importante", explica. "A educomunicação foi uma ideia comprada por nós", afirma.
"Iremos encaminhar esta proposta para a Câmara. Vamos fazer uma revisão junto ao Jurídico e encaminhar para ao Legislativo. Assim outros prefeitos terão a obrigação de cumprir a posterior lei instituindo a educomunicação como política pública", afirma o prefeito.
"Este é o segundo ano da Jornada Municipal de Comunicação. No ano passado participamos e foi maravilhoso e deste ano está sendo da mesma forma, com pessoas ilustres no nosso jornalismo paranaense. Tivemos aqui a jornalista Dulcinéia Novaes, que é um ícone na RPC/Globo, que faz matérias a nível nacional e esteve aqui abrilhantando nosso evento", comenta o prefeito, parabenizando as secretarias municipais de Comunicação e Educação e imprensa local pela organização e adesão ao evento.
EDUCOMUNICAÇÃO
Destacando a qualidade da jornada e dos palestrantes, a secretária de Comunicação, Camila Roque, frisou o trabalho conjunto feito com a Semedi.
"Já vai fazer um ano e meio que os professores possuem essa formação. Então, com a preocupação de que isso não acabe ao longo de tempo, queremos que se torne uma política pública, então fizemos uma minuta e a apresentamos ao prefeito e enviaremos à Câmara um Projeto de Lei para tornar a educomunicação uma política pública no município. É claro que isso só foi possível graças ao apoio da Semedi e da secretária Vandecy Dutra", completa.
Segundo a secretária de Educação, Vandecy Dutra, o fato do prefeito ter acatado a proposta da educomunicação é algo a ser celebrado por toda a pasta e município.
"Para 2020, teremos um ano ainda melhor com esta novidade. Isso sai neste momento de um programa de governo que está dando certo para virar uma política pública. Nós sabemos o quanto é importante que isto esteja acontecendo. É um sonho", finaliza, destacando os avanços que a educomunicação trouxe aos alunos, com repórteres mirins nas escolas, produções audiovisuais, podcasts de professores e avanços na divulgação de informações e capacitações.
Palestras e workshops foram feitos na Biblioteca Municipal Leôncio Correia com profissionais de comunicação
PALESTRANTES
Durante a tarde da sexta-feira palestraram na jornada o professor Alvaro Pino falando sobre semiótica e a jornalista Ana Gabriela da GRPCOM abordando a Educomunicação 4.0, com posterior workshop de fotografia com o fotógrafo da GRPCOM, Gabriel Bukalowski. Durante a noite, a jornalista e professora Sandra Nodari abordou palestra sobre a era audiovisual, bem como a publicitária Ellis Marry sobre o marketing em empresas multinacionais.