No domingo, 20, acontecerá no litoral do Paraná o “Rally-e”, primeiro rally de carros elétricos do Brasil, com percurso que alcançará a Serra da Graciosa, Morretes e Paranaguá. O evento é organizado pela Universidade Livre do Meio Ambiente, pela Federação Paranaense de Automobilismo e pelo Rallye & Pista Motor Clube (RPM Clube), com trajeto iniciado no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, totalizando 215 quilômetros.
Segundo a organização, a prova é aberta a todos os modelos de automóveis que contam com emissão zero de gases nocivos, bem como modelos híbridos. “O Rally-e é uma competição de veículos elétricos que destaca a evolução tecnológica e a sustentabilidade. Focando na redução de emissões de carbono, o evento promove a mobilidade urbana sustentável no Brasil e conscientiza sobre os impactos das mudanças climáticas”, detalha a assessoria.
“Além de demonstrar a autonomia dos novos modelos e divulgar postos de recarga, o Rally-e envolve diversos públicos e setores, promovendo colaborações e economia circular. Com forte apelo ambiental, o evento oferece visibilidade e retorno de imagem para grandes marcas apoiadoras, criando oportunidades de crescimento econômico e inovação”, afirma o Rally-e.
O evento terá troféu, medalhas e prêmios aos participantes. A largada deverá ser às 8h do domingo, 20. O trajeto terá monitoramento do nível de emissão de CO2 em tempo real, algo associado ao deslocamento dos veículos, objetivando neutralizar qualquer impacto ambiental gerado pela rally. Além disso, árvores nativas serão plantadas em pontos estratégicos do percurso junto ao Instituto Água e Terra (IAT).
Com saída de Quatro Barras, o rally conta com passagem pela Estrada da Graciosa até Morretes, indo até o Porto de Paranaguá, recarregando energia no município. Ao fim, o trajeto será concluído no Parque São José, em São José dos Pinhais. O evento conta com apoio da Portos do Paraná, IAT, Fetranspar, Tecpar, entre outros órgãos públicos e privados.
Mais informações podem ser obtidas no site do Rally-e.
Com informações do Rally-e