Na manhã da quarta-feira, 20, aconteceu em Paranaguá, no auditório do Sesc, o Fórum de Competitividade LIDE Paraná 2024, promovido pelo LIDE Paraná e RPC, um encontro regional que discute oportunidades de negócios e desenvolvimento, iniciativa que alcançará todas as regiões do Estado. A primeira edição do evento neste ano aconteceu em Paranaguá e focou as vocações regionais do litoral do Paraná, abrangendo infraestrutura e turismo, contando com a presença de autoridades estaduais, lideranças empresariais e representantes do segmento portuário, logístico e turístico de todo o Paraná.
“O LIDE possui como objetivo promover a economia do nosso estado. Somos hoje uma entidade com 23 unidades em operação no Brasil e 17 unidades internacionais. Pensamos em desenvolver esse roteiro, esse circuito de desenvolvimento regional, pensando em potencializar a economia de cada região, respeitando sua vocação. Em Paranaguá não podíamos deixar de falar em infraestrutura pela nossa questão portuária e também no turismo, pensando em trazer essa economia independente além do verão, desenvolvendo o litoral, atraindo investimentos, tendo mão-de-obra qualificada. Nosso objetivo é reunir as lideranças empresariais e o Poder Público, para discutir o potencial que a gente tem para construir um novo momento para o litoral do Paraná”, afirma a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett.
Secretaria de Infraestrutura e Logística
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, participou do fórum e reforçou as obras de infraestrutura do Governo do Estado em Paranaguá e no litoral, potencializando o desenvolvimento, o turismo e a geração de emprego e renda em toda a região. “Foi mais uma oportunidade de estar aqui entre os líderes, agradecendo em nome da RPC e da LIDE ao convite. Nós do Governo do Estado do Paraná estivemos presentes para demonstrar aqui todas as ações, o planejamento e o trabalho que estamos realizando que tem a ver com o que foi discutido hoje. Foi uma prestação de contas e apresentação de muito trabalho pelo Governo do Paraná”, explica.
Portos do Paraná
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, destacou a importância do fórum como ferramenta para discussão e alinhamento entre o setor produtivo e turístico. “Hoje o tema foi transportes e turismo, nós conseguimos desenvolver e falar em questões de infraestrutura no litoral do Paraná, em especial Paranaguá e Antonina, onde a Portos do Paraná possui dois grandes terminais e é um ator importante nesse desenvolvimento do litoral paranaense”, afirma.
“Esse evento é muito importante para todas as pessoas que realmente trabalham em prol do desenvolvimento de Paranaguá e do litoral. Essas reuniões fazem com que todas as inovações e investimentos sejam direcionados para o desenvolvimento, com geração de emprego e renda, e no avanço do turismo que é essa nova fonte econômica a qual estamos desenvolvendo com uma potencialidade muito grande na nossa região”, salienta o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli.
Prefeitura de Paranaguá
O prefeito de Paranaguá e presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), Marcelo Roque, reforçou a importante parceria do governador Ratinho Júnior e litoral, citando obras como a engorda da praia em Matinhos, a Ponte de Guaratuba, a Ponte da Ilha dos Valadares em construção, a Praça Mário Roque, entre outras benfeitorias. “Neste ano com a vinda dos navios de passageiros da MSC demos uma nova vida para Paranaguá e o litoral com 23 mil pessoas conhecendo a região, entre tripulantes e passageiros, durante três meses de temporadas, com mais de R$ 20 milhões deixados em Paranaguá e o litoral, ajudando a economia do município e do litoral”, acrescenta. “Foi um dia importante com um fórum sendo realizado na cidade-mãe de todos os paranaenses que será divulgado ao Paraná todo pela RPC”, salienta Roque.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, afirma que a escolha do município para sediar o evento reforça os no contexto turístico e de infraestrutura, com união entre Porto e cidade e diálogo com o Governo do Estado. “Realmente nós avançamos, isso é empírico. Quem caminha pela cidade no final de semana percebe a quantidade de ônibus de turismo, de turistas estrangeiros e, claro, os navios de passageiros, não temos não citar, que foi uma demanda que foi impressionante para o município, sendo um divisor de águas no turismo de Paranaguá”, acrescenta.
Ponta do Félix S/A
“É fundamental a integração do Poder Público para com a iniciativa privada. Todos temos interesses comuns que é o bem-estar da região, o desenvolvimento, crescimento e principalmente fazer com que auxiliemos o interesse de todos os setores. Turismo não tem absolutamente nada de incompatível com o desenvolvimento portuário, pelo contrário, as forças se somam e dessa forma o poder do alcance das ações é muito maior”, afirma Gilberto Birkhan, Porto da Ponta do Félix S/A, salienta, destacando ações em parceria com o Poder Público em prol do turismo como apoio a restauração de fachadas históricas, Carnaval e eventos esportivos. “É a união que efetivamente traz bons resultados”, completa.
Cattalini
O Controller da Cattalini, Fábio Martins Jorge, reforça a importância da iniciativa da LIDE Paraná com o evento em Paranaguá, algo que vai de encontro à atuação da empresa no município. “Essa iniciativa vem bem a calhar com os projetos que a gente vem fazendo, não só a Cattalini, como também o Porto, o município e empresários locais. Estamos trabalhando em três pilares importantes, entre eles com as pessoas em torno da proteção das crianças e das mulheres, no meio ambiente com o cuidado dos manguezais e na parte de crescimento sustentável com novas tecnologias incluindo Paranaguá, melhorando a infraestrutura, principalmente a entrada de Paranaguá. É muito importante termos a comunidade parnanguara crescendo junto com as empresas com desenvolvimento da nossa cidade”, completa.
Viaje Paraná
Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente do Viaje Paraná, da Secretaria do Estado do Turismo, ressalta a importância da parceria entre Poder Público e o setor empresarial. “Dessa forma a gente consegue entender o turismo como uma atividade econômica na geração de emprego e renda. O Governo do Estado vê com bons olhos que isso aconteça, esse é um pedido do governador Ratinho Júnior trazer esse momento que está acontecendo agora no turismo paranaense”, ressalta, reforçando o potencial do litoral paranaense no setor turístico.
Adetur
“Deve haver mais eventos assim, precisamos conversar mais sobre infraestrutura, nós temos vários gargalos na cidade. O turismo está em um ponto de retomada, não podemos nos ver como competidores ao Porto, pelo contrário, temos que ser parceiros. As demandas do Porto são também as demandas do turismo, temos que ter estradas melhores para o turista descer, mais linhas rodoviárias ao litoral, mais linhas que ligam as comunidades”, afirma José Reis de Freitas Neto, diretor da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral). “O que for bom para a parte produtiva ligada ao Porto vai ser bom para o setor produtivo do turismo”, finaliza.