A retomada do Encontro Internacional de Motociclistas na Praça Mário Roque, em Paranaguá, já tem data para acontecer. De 2 a 4 de agosto a cidade deve registrar movimento acima do esperado na área central devido à programação do evento. O encontro é considerado o maior da região sul do país na sua modalidade e sua última edição no município foi realizada em 2019.
O objetivo, de acordo com a Prefeitura de Paranaguá, é promover e estimular o turismo, reunindo motociclistas de motos clubes do Brasil e de outros países com mais de 150 motoclubes reunidos. O evento ao ar livre terá feira gastronômica, shows artísticos, shows com manobras radicais e outras atrações que ainda serão divulgadas.
Expectativa de movimento
O evento é uma realização da Prefeitura de Paranaguá por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Comunicação. A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, lembra que o evento é reconhecido e importante para a cidade, movimentando os hotéis e comércio em geral.
“É um dos maiores da América Latina, traz uma movimentação internacional, não só para a cidade, mas para toda a região do litoral. Todos os leitos da região são ocupados também, há uma expectativa muito grande”, afirmou Maria.
O encontro é organizado em parceria com os motoclubes da cidade. “Eles são os anfitriões da festa. A previsão de movimentação é similar às últimas realizações, o último encontro de motociclistas que a Prefeitura realizou foram mais de 60 mil pessoas na Praça Mário Roque. A movimentação é esperada em vários restaurantes, hotéis, pousadas, todos os leitos disponíveis no município ficam ocupados. Inclusive em casas de locação, casas de família, o pessoal aluga espaços também para os motoclubes”, acrescentou Maria.
A secretária salientou que o setor do turismo e do comércio preza pela realização do evento que, neste ano, terá um espaço adequado para acontecer.
“A gente não tinha um espaço adequado para a realização do encontro. A Praça Mário Roque, até o ano passado, estava em obras depois da retomada da pandemia. Preferimos não fazer o evento do que fazer algo que poderia não comportar todo o público que ele sempre atrai, mas já estamos mobilizando, inclusive, esse público para estar conosco”, afirmou a secretária.
Nova configuração
Segundo Maria, essa edição do encontro de motociclistas terá uma configuração diferente. “Hoje, a gente já tem o palco Tutoia, uma praça com equipamentos mobiliários diferenciados, com certeza o evento vai ser bem mais confortável, visto que a praça já se encontra mais adequada para os eventos que a gente já tem realizado. Com certeza é uma retomada, a tendência é que ele permaneça no calendário, nós não fizemos por conta da pandemia e depois porque a praça estava em obras. Com certeza vai ser mais um evento muito legal e produtivo para o setor e para a cidade de Paranaguá”, concluiu Maria.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá