Na sexta-feira, 26, entre as comemorações de aniversário de 371 anos de Paranaguá, será realizado o lançamento do Evento Náutico Festiberê Day, na Praça de Eventos Mário Roque, a partir das 19h. A novidade está programada para os dias 22 e 23 de novembro, quando se comemora o Dia do Rio. O Festiberê é uma parceria da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), com a Loba do Mar Eventos.
A partir do lançamento na sexta-feira, até novembro, quando o evento náutico de fato acontece, será iniciada a divulgação das modalidades e a busca de apoio pelos organizadores. Entre as modalidades devem integrar o Stand Up, Canoa Havaiana, Caiaque, Moto Aquática e Embarcações.
A Equipe da Secultur se reuniu com o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, que também manifestou apoio ao evento.
A diretora da Loba do Mar, Giselle Furtado, contou que o desenvolvimento do projeto foi baseado na comemoração ao tão importante rio.
“O Festiberê é um evento que acontece em comemoração ao Rio Itiberê, tão importante no início das colonizações, não só a Paranaguá, mas também ao Estado do Paraná”, evidenciou. “O evento é uma parceria da prefeitura, através da Secultur, que procurou a Loba do Mar para desenvolver esse projeto náutico”, completou Giselle.
As autoridades municipais, assim como toda a população do litoral, foram convidadas para conhecer mais sobre a novidade. “No dia 26, às 19h, vamos fazer com as autoridades presentes e idealizadores do evento, o lançamento oficial do Festiberê, quando passaremos um vídeo explicativo, mostrando o que vai acontecer e também será realizado o lançamento da Federação Paranaense de Pesca Esportiva. Em seguida, vamos acompanhar a Sinfonia do Grande Mar Redondo”, destacou Giselle.
A Federação Paranaense de Pesca Esportiva (FEPAP) é uma entidade oficial representativa do setor. “Tão necessária ao reconhecimento da atividade que virá para agregar ainda mais ao nosso Estado, com a regulamentação da Pesca Esportiva que hoje já é comprovado como um fator gerador de grande receita através do Turismo Sustentável”, explicou Giselle.