Na noite de terça-feira, 31, aconteceu a posse da nova patronagem do CTG Desgarrados do Pago. A solenidade ocorreu na própria sede, localizada no município de Pontal do Paraná. O Centro de Tradições Gaúchas é a entidade da sociedade civil que começa a se desenvolver no século XIX, buscando divulgar o folclore e a cultura gaúcha. O berço das tradições gaúchas é o estado do Rio Grande do Sul. Além da difusão de suas heranças culturais, o CTG visa à integração social das comunidades, por meio da dança, do churrasco e do esporte.
Euclides Kerkhoff, empossado novo patrão do CTG Desgarrados do Pago, disse da missão em estar à frente da entidade, no litoral. “É uma emoção muito grande, sendo filho de pai e mãe gaúchos. Participo a muito tempo aqui do CTG Desgarrados do Pago, em Pontal do Paraná, no ano passado eu estive como vice-patrão e agora como patrão. Estar no CTG é algo emocionante, envolvente conhecer a cultura gaúcha e o gaúcho tem um amor muito grande a pátria, as tradições e a turma que aqui está neste CTG. São pessoas que têm essa afinidade pela cultura gaúcha e eu sou um deles. Faz uns sete ou oito anos que eu estou mais envolvido com o CTG”, contou.
“Temos várias atividades no CTG, como a campeira, que envolve os rodeios, as provas de laço, a gineteada onde os cavaleiros mostram suas habilidades, e outras competições que envolvem a campeira. Temos também a artística, onde as crianças aprendem a dançar, a sincronizar os movimentos, sempre voltados às tradições gaúchas”, completou.
Pérsio Souza de Assis participa do CTG Desgarrados do Pago desde 2007, passou por algumas funções em outras gestões e agora assume como tesoureiro. “Eu acredito que teremos uma gestão boa, porque o nosso patrão é a primeira vez que ele está entrando, é o Euclides, sangue novo, gaúcho e de família gaúcha, e está com muita vontade de fazer coisas diferentes. Eu estou confiante, acho que teremos uma gestão muito boa. Eu não sou gaúcho, mas adoro a tradição gaúcha, o respeito que eles têm pela família, é um exemplo muito diferente do que a gente vê hoje no Brasil, então eu acabei me apaixonando. Aqui no baile tem criança, os avós, os netos, então é algo diferente, muito respeitoso, muito família e isso me cativou e acabei ficando aqui, gostando e participando com eles”, disse.
A cultura gaúcha possui expressões muito ricas e singulares. Elas podem ser observadas em diversas frentes, como na arte, na gastronomia, no esporte e em outros costumes, que estão ligados aos conhecimentos obtidos em comunidade. Seu legado e tradição são transportados para as gerações seguintes, assim como em diversas outras culturas.
Volmar Macedo, Diretor Esportivo, representou o coordenador da 1.ª Região, Alisson Preto, na posse da patronagem do CTG Desgarrados do Pago. “Eu desejo para a nova diretoria muito empenho e muito trabalho. Sai uma patronagem e entra outra e sempre cada um tem um jeito de gerir e fazer a gestão, mas o objetivo é o mesmo, que é manter a tradição, atrair as famílias para dentro do CTG. Então, desejo muito trabalho, seriedade e que os resultados sempre virão e irão alcançar. Muito sorte e sucesso nessa nova gestão”, disse.
O atual prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, estava como patrão do CTG e na solenidade de posse passou a função para o Euclides Kerkhoff. Ecler fez um balanço de sua gestão. “Passamos honrosamente a bandeira do CTG Desgarrados do Pago, que é o símbolo maior da nossa entidade, para o companheiro, o gaúcho tradicionalista e agora patrão Euclides, as honras de ter sido patrão. O que eu puder fazer nesse período nós fizemos. O ano de 2021 foi totalmente atípico, mas em 2022 um dos maiores rodeios que o CTG já realizou, não entregamos o CTG com dívidas, o galpão está pintado e bem cuidado, o parque bem zelado e a cultura viva e de pé. Estamos juntos para ajudar o novo patrão”, avaliou.
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, prestigiou a posse da nova patronagem do CTG, instalado no município. “Vim prestigiar a posse da nova gestão, o Euclides como patrão do CTG, e confirmando o nosso bom relacionamento entre a prefeitura e o CTG Desgarrados do Pago, afinal de contas é no nosso município, e tentar buscar nesse ano a retomada das grandes festas, grandes eventos, trazer a população de Pontal do Paraná para cá, turistas, envolver mais a questão das crianças, já tínhamos grandes projetos que acabaram se enfraquecendo por razão da Covid-19, e então eu acho que agora é o momento da retomada”, comentou.
NOVA PATRONAGEM DO CTG DESGARRADOS DO PAGO
PATRÃO: Euclides Kerkhoff
VICE-PATRÃO: Sandro Auer
1.º TESOUREIRO: Pérsio de Assis
2.º TESOUREIRO: Ildefonso Gresser
1.º SOTA CAPATAZ DA INVERNADA CAMPEIRA: Antônio Rossa
1.º SOTA CAPATAZ (SECRETÁRIA): Rojane Paiva Plima