conecte-se conosco

Eventos

Mulheres empreendedoras de Paranaguá participam de workshop sobre comunicação assertiva

Evento ocorreu na noite de quarta-feira, 11, na Aciap

Publicado

em

Na noite de quarta-feira, 11, aconteceu um encontro de mulheres empreendedoras na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) com o objetivo de manter o grupo engajado em assuntos que visam a capacitação profissional e pessoal. O evento contou com a presença da palestrante Andréa Montrucchio, da cidade de Curitiba, que é consultora do Sebrae, e trouxe algumas reflexões acerca do tema: Comunicação Assertiva.

“Falamos como a comunicação impacta nas relações interpessoais, na forma de gestão, na liderança e trabalhamos os tipos de comunicação”, disse a palestrante Andréa Montrucchio

Montrucchio explicou como o workshop foi elaborado e destacou a importância do tema para as lideranças mulheres de Paranaguá. “Esse workshop faz parte do Rotas da Liderança, que é um programa do Sebrae e o primeiro encontro foi sobre a comunicação assertiva. Falamos como a comunicação impacta nas relações interpessoais, na forma de gestão, na liderança e trabalhamos os tipos de comunicação. As pessoas vão perceber como elas se encontram nesse momento com  muita troca, experiência, e a ideia é que realmente a gente faça um grupo cada vez mais forte e preparado com esse programa do Rotas da Liderança”, contou a palestrante.

O evento é uma realização do Conselho da Mulher Executiva da Aciap e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo é manter esses encontros a cada 15 dias para que as participantes possam conhecer, aprimorar seus conhecimentos e, principalmente, levar as experiências para suas empresas, equipes e até mesmo para a família.

Cerca de 20 mulheres empresárias buscaram compartilhar experiências e firmar parcerias para o fortalecimento do empreendedorismo na cidade de Paranaguá. Após o workshop, a organização do evento realizou uma interação entre as participantes e ao final todas aproveitaram o coquetel que foi servido no local.

A presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, agradeceu a presença das mulheres no evento

A presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, uma das organizadoras do evento, frisou a importância do associativismo. “A importância do associativismo vai além do relacionamento e networking, que por si só já são propulsores naturais no mundo dos negócios, ele surge quando um determinado grupo de empresas descobre sua força e se une em prol de objetivos claros. Sejam empresas de mesmo grupo setorial, como um determinado segmento ou regional, com empresas do comércio local que abraçam a causa dos empreendedores da região e trabalham juntos por ela. Outra característica do associativismo é o voluntariado, mais do que voluntários, somos vocacionados com representatividade, através da cooperação e união. Ser associativista é participar da sociedade contribuindo para o seu fortalecimento com solidariedade, crescimento educacional e profissional com segurança jurídica”, relatou Guimbala.

“Se não tivermos uma comunicação assertiva não vamos conseguir explanar uma ideia corretamente”, observou a consultora de negócios do Sebrae PR no litoral do Paraná, Catiane dos Santos

De acordo com Catiane dos Santos, consultora de negócios do Sebrae PR no litoral do Paraná, todos os encontros deverão ocorrer quinzenalmente e trabalharão com uma ferramenta que faz parte do Polo de Lideranças do Sebrae, que é o Rotas da Lideranças. “Começamos com o tema comunicação assertiva, porque eu acredito que tudo começa pela comunicação. Se não tivermos uma comunicação assertiva não vamos conseguir explanar uma ideia corretamente. A pessoa que é ouvinte não entende o que estamos querendo transmitir e eu acho que o insucesso de muitas ações com boas intenções está justamente na falta de comunicação assertiva”, explicou.

Próximos encontros

Dia 25 de maio: Estilos Comportamentais

Dia 8 de junho: O Lado Positivo do Conflito

Dia 22 de junho: Transforme sua Reunião

Dia 6 de julho: Estratégias de Poder e Influência

Dia 20 de julho: Inteligência Emocional

Dia 3 de agosto: Feedback que Constrói

Todos os encontros terão início às 19h.

“Devemos deixar de lado as nossas diferenças e lutar por nossas semelhanças. Crescemos juntas pelo empreendedorismo feminino. Agradecemos a parceria com o Sebrae que busca a excelência da classe empresarial e o crescimento do empreendedorismo na nossa região”, agradeceu a presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala.