Na noite de quarta-feira, 11, aconteceu um encontro de mulheres empreendedoras na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) com o objetivo de manter o grupo engajado em assuntos que visam a capacitação profissional e pessoal. O evento contou com a presença da palestrante Andréa Montrucchio, da cidade de Curitiba, que é consultora do Sebrae, e trouxe algumas reflexões acerca do tema: Comunicação Assertiva.
Montrucchio explicou como o workshop foi elaborado e destacou a importância do tema para as lideranças mulheres de Paranaguá. “Esse workshop faz parte do Rotas da Liderança, que é um programa do Sebrae e o primeiro encontro foi sobre a comunicação assertiva. Falamos como a comunicação impacta nas relações interpessoais, na forma de gestão, na liderança e trabalhamos os tipos de comunicação. As pessoas vão perceber como elas se encontram nesse momento com muita troca, experiência, e a ideia é que realmente a gente faça um grupo cada vez mais forte e preparado com esse programa do Rotas da Liderança”, contou a palestrante.
O evento é uma realização do Conselho da Mulher Executiva da Aciap e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo é manter esses encontros a cada 15 dias para que as participantes possam conhecer, aprimorar seus conhecimentos e, principalmente, levar as experiências para suas empresas, equipes e até mesmo para a família.
Cerca de 20 mulheres empresárias buscaram compartilhar experiências e firmar parcerias para o fortalecimento do empreendedorismo na cidade de Paranaguá. Após o workshop, a organização do evento realizou uma interação entre as participantes e ao final todas aproveitaram o coquetel que foi servido no local.
A presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, uma das organizadoras do evento, frisou a importância do associativismo. “A importância do associativismo vai além do relacionamento e networking, que por si só já são propulsores naturais no mundo dos negócios, ele surge quando um determinado grupo de empresas descobre sua força e se une em prol de objetivos claros. Sejam empresas de mesmo grupo setorial, como um determinado segmento ou regional, com empresas do comércio local que abraçam a causa dos empreendedores da região e trabalham juntos por ela. Outra característica do associativismo é o voluntariado, mais do que voluntários, somos vocacionados com representatividade, através da cooperação e união. Ser associativista é participar da sociedade contribuindo para o seu fortalecimento com solidariedade, crescimento educacional e profissional com segurança jurídica”, relatou Guimbala.
De acordo com Catiane dos Santos, consultora de negócios do Sebrae PR no litoral do Paraná, todos os encontros deverão ocorrer quinzenalmente e trabalharão com uma ferramenta que faz parte do Polo de Lideranças do Sebrae, que é o Rotas da Lideranças. “Começamos com o tema comunicação assertiva, porque eu acredito que tudo começa pela comunicação. Se não tivermos uma comunicação assertiva não vamos conseguir explanar uma ideia corretamente. A pessoa que é ouvinte não entende o que estamos querendo transmitir e eu acho que o insucesso de muitas ações com boas intenções está justamente na falta de comunicação assertiva”, explicou.
Próximos encontros
Dia 25 de maio: Estilos Comportamentais
Dia 8 de junho: O Lado Positivo do Conflito
Dia 22 de junho: Transforme sua Reunião
Dia 6 de julho: Estratégias de Poder e Influência
Dia 20 de julho: Inteligência Emocional
Dia 3 de agosto: Feedback que Constrói
Todos os encontros terão início às 19h.
“Devemos deixar de lado as nossas diferenças e lutar por nossas semelhanças. Crescemos juntas pelo empreendedorismo feminino. Agradecemos a parceria com o Sebrae que busca a excelência da classe empresarial e o crescimento do empreendedorismo na nossa região”, agradeceu a presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala.