A cidade de Matinhos será palco de um grande show dentro de um calendário cultural e social. No dia 22 de novembro, o grupo baiano Olodum, referência mundial da música afro-brasileira, sobe ao palco para um show gratuito. A apresentação integra a programação da Semana da Consciência Negra, que ocorre em todo o Brasil no mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Segundo a organização, a programação também contará com palestras, oficinas, rodas de conversa e manifestações culturais que terão como foco a educação, a preservação da memória e a valorização da diversidade. “Trazer o Olodum é mais do que um espetáculo musical. É um ato de reconhecimento da contribuição da população negra na formação da nossa identidade local e nacional”, destacou a prefeitura de Matinhos.
A expectativa é de que o show deve atrair moradores de toda a região litorânea e turistas que estarão na cidade.
Dia da Consciência Negra
A data foi instituída em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola morto em 1695, reconhecido como símbolo da luta contra a escravidão e da resistência do povo negro no país. Além de festa, trata-se de um momento de reflexão e mobilização sobre a história, a cultura e os desafios enfrentados pela população negra no combate ao racismo e à desigualdade social.
A data foi oficialmente reconhecida como Dia da Consciência Negra em 2003, e, em 2011, foi instituída pela Lei n.º 12.519. Atualmente, é feriado em vários estados e municípios do Brasil, além de ser um marco para a realização da Semana da Consciência Negra, que promove debates, manifestações culturais e ações de combate ao racismo.
Olodum
Fundado em Salvador no fim da década de 1970, o Olodum ultrapassou fronteiras com o ritmo contagiante do samba-reggae e se tornou porta-voz da valorização da identidade afro-brasileira, influenciando gerações e projetando o Brasil no cenário internacional. A vinda do grupo à Matinhos busca inserir o litoral paranaense no mapa das grandes celebrações da Consciência Negra.