A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou blitz de conscientização, na manhã de terça-feira, 16, dentro da campanha Maio Laranja. A iniciativa nacional chama a atenção para os casos de violência contra crianças e adolescentes e tem como objetivo difundir o tema e as formas de prevenção na sociedade.
A ação foi realizada na região central de Paranaguá, nas proximidades da prefeitura. E também nas imediações dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos bairros Porto dos Padres, Serraria do Rocha, Alexandra, Ilha dos Valadares, Nilson Neves e Vila Garcia, com apoio da Guarda Civil Municipal.
Seminário
No dia 18, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, será realizado o 2.º Seminário de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes, no auditório do Isulpar.
O seminário conta com a palestra de abertura da doutora em Serviço Social e coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos, Jucimere Silveira. Ela é professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), superintendente da Fundação de Ação Social em Curitiba e desenvolve trabalhos especialmente sobre o tema direitos, políticas públicas, gestão do trabalho e trabalho social.
Em seguida, a palestra de encerramento será feita pelo delegado do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crime) de Paranaguá, Emanuel Brandão.
Espetáculo
A semana alusiva ao Maio Laranja será encerrada com o espetáculo do teatro Social “No Meu Corpo Não” na sexta-feira, dia 19, no Teatro Rachel Costa. Alunos da rede pública de ensino de Paranaguá, do 4.º ao 7.º ano, poderão assistir ao espetáculo infantil interativo com a plateia, que aborda de forma lúdica e silenciosa o abuso infantil.