Na quinta-feira, 22, aconteceu o Lançamento do Livro “A força que faz acontecer”, durante a 4.ª Convenção Empresarial Cacileste. Esta obra contempla a história de diversas mulheres e empreendedoras, como forma de inspiração, onde relatam como iniciaram sua trajetória no ramo empresarial, para que hoje fossem empresárias de sucesso.
O evento contemplou a presença de representantes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), assim como da Faciap Mulher e Cacileste Mulher, um grupo que envolve 36 municípios contendo 15 conselhos da Mulher Empreendedora e mais de 700 empreendedoras no Leste do Paraná.
- 4.ª Convenção Empresarial da Cacileste aborda diálogo com Governo do Estado e desenvolvimento
- Portos do Paraná é apresentada a grupo de empresários do Leste do Estado
“É em eventos como esse que potencializamos a força da mulher, mostramos que somos fortes e merecedoras, mas que mesmo com nossas qualidades precisamos de um auxílio para crescer profissionalmente. É durante esta troca no associativismo, que as mulheres podem crescer cada vez mais, portanto nosso objetivo é potencializar a força da mulher como empreendedora”, destacou a vice-presidente da Faciap Mulher e coordenadora Cacileste Suelen Mota.
É através do apoio mútuo que o empreendedorismo feminino é fortalecido. Os encontros de empreendedoras não só estreitam laços de amizade, mas também impulsionam o networking e a troca de experiências essenciais para o crescimento no setor.
“Nós trabalhamos a cultura de que todas nós precisamos uma das outras, e é através da união, de unir nossas forças que chegamos longe. Hoje temos este lançamento de livro, um momento de celebração e neste livro tem histórias de mulheres guerreiras que batalharam para chegar onde estão e serem então, através desse livro, inspiração para outras mulheres”, destacou Paola Batistella, presidente da Faciap Mulher.
Além disso, obras como essa demonstram a união de mulheres em prol de um único objetivo: inspirar para que outras possam igualmente crescer em seus negócios. É isso que a vice-coordenadora da Cacileste Mulher, Rossany Zappe, afirmou.
“É através desse livro, que queremos impactar diversas mulheres, empreendedoras, mostrar para elas que mesmo dentro das suas realidades, podem inspirar outras pessoas”, disse a vice-coordenadora.
A união das Associações Comerciais demonstra o espírito de cooperativismo entre as cidades do leste do Paraná.
“Eventos como esse são de extrema importância, essa visita técnica da Cacileste nos mostra que é a hora do litoral, é a hora das empreendedoras do litoral”, enfatizou Eloir Martins, presidente da Aciap Paranaguá.
A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), nas palavras do presidente, atua como uma escola para pequenos empreendedores, uma vez que oferece informações e orientações necessárias para que o pequeno empresário cresça e consiga expandir os seus negócios.
Desta forma, eventos como este, reforçam a união e ainda mais a união entre as mulheres, para que sirvam de exemplos para que outras empreendedoras possam crescer profissionalmente.
O significado desta união entre as mulheres e suas associações é demonstrado por meio das diversas histórias que foram contadas no livro “A força que faz acontecer”, a força de cada uma delas e principalmente a atuação dos conselhos femininos, mostra que juntas são capazes de escrever a história de um futuro mais forte e igualitário para as mulheres empresárias, e isso é intrínseco para Jacqueline Guimbala, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da cultura da Aciap Paranaguá, que contribuiu como escritora de um dos capítulos desta obra.
“Participar deste livro é mais do que uma conquista pessoal; é uma contribuição poderosa para o fortalecimento do associativismo feminino. Cada palavra escrita por essas mulheres líderes é uma semente de união que floresce entre mulheres empreendedoras, inspirando outras a participarem, a conduzirem e a transformarem desafios em um jardim de oportunidades. Agradecemos à Cacileste, com um reconhecimento especial às coordenadoras Suelen Mota e Rossany Zappy, que, ao acreditarem na união e na força do associativismo feminino, idealizaram e organizaram este projeto”, salientou Jacqueline Guimbala, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Aciap Paranaguá.