Eventos

Inscrições para o 3.º Concurso de Poesias do IHGP encerraram na segunda-feira

Mais de 100 poesias já foram inscritas

O evento é gratuito e aberto ao público. Haverá cinco primeiros lugares, os quais receberão um certificado de participação e um troféu (Foto: Folha do Litoral News)

O evento é gratuito e aberto ao público. Haverá cinco primeiros lugares, os quais receberão um certificado de participação e um troféu (Foto: Folha do Litoral News)

Encerram nesta segunda-feira, 30, às 23h59, as inscrições para a participação no 3.º Concurso de Poesias do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), sobre o tema “Paranaguá – Onde a saudade faz morada”. 

Cerca de 104 poesias já estão inscritas, concorrendo a cerimônia de premiação que acontecerá no dia 17 de julho (quinta-feira), a partir das 19h, no Teatro do Isulpar, durante sessão solene em homenagem ao aniversário de 377 anos de fundação de Paranaguá. 

O evento é gratuito e aberto ao público. Haverá premiação para os cinco primeiros lugares, os quais receberão um certificado de participação e um troféu.

Regiões inscritas

Segundo a professora, primeira vice-presidente e secretária do IHGP, Lucia Helena Freitas da Rocha, todas as poesias falam do amor, da beleza e da saudade que Paranaguá deixou no coração dos inscritos. O IHGP recebeu inscrições de diversas regiões do Brasil, desde o Norte até o Sul: Teresina, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além do Brasil, há também poesias inscritas vindas da Alemanha e Portugal. 

“Paranaguá é conhecida não só no quadrante nacional, mas mundial. E isso para nós foi de grande significação”, afirma a professora. 

Professora, primeira vice-presidente e secretária do IHGP, Lucia Helena Freitas da Rocha explica os detalhes do evento (Foto: Folha do Litoral News)
Professora, primeira vice-presidente e secretária do IHGP, Lucia Helena Freitas da Rocha explica os detalhes do evento (Foto: Folha do Litoral News)

Homenagens

Haverá homenagens a quatro professoras que muito desempenharam em suas funções como educadoras no município, são elas: Ivone Elias Marques, de 97 anos; Regina Vernalha de Pinho, de 92; Teresa Maria Otília Barleta Cordeiro Hamud, de 83 anos, uma grande amante da música, e a Maria Helena Mendes Nízio. 

“Para esta solenidade, nós estamos preparando momentos inesquecíveis. Esses quatro nomes serão homenageados nesta sessão solene”, destaca a professora.

Além disso, durante a solenidade, serão resgatados dois corais da sociedade: o coral Amigos da Música, que homenageará as professoras Tereza Hamud e Maria Helena Nizio, e os remanescentes do Coral Asa Branca, que prestarão homenagem à professora Regina Vernalha. “Eu espero que a nossa solenidade, como é a abertura do programa festivo do aniversário de Paranaguá, tenha o sucesso que ele merece. Nós contamos com todos”, finaliza a professora Lúcia Helena Freitas da Rocha.

Presidência

Segundo a presidente do IHGP, Simone Mello, o IHGP sempre busca destacar o melhor da história de Paranaguá, mesmo o prédio estando em condições estruturais instáveis. 

“As nossas sessões solenes a gente sempre faz com bastante carinho para que o pessoal de Paranaguá venha e participe junto com a gente. “O que eu acho bonito é que a gente está aqui, a gente abre, recebe muitas pessoas de fora, assim como o nosso concurso também, as inscrições são de pessoas mais de fora, mas a gente tem orgulho de estar à frente dessa instituição, deste sodalício, porque aqui está a história de Paranaguá, está a nossa cultura, a nossa religiosidade. Então, para nós, é um prazer receber o pessoal para saber sobre o instituto”, comenta a presidente.

De acordo com o presidente do IHGP, Simone Mello, o IHGP sempre busca destacar o melhor da história de Paranaguá, mesmo o prédio estando em condições estruturais instáveis (Foto: Folha do Litoral News)
De acordo com a presidente do IHGP, Simone Mello, o IHGP sempre busca destacar o melhor da história de Paranaguá, mesmo o prédio estando em condições estruturais instáveis (Foto: Folha do Litoral News)

“Porque o instituto não é só esse, como falam ‘esse lugar que está feio’. Aqui dentro tem uma história linda, tem uma cultura, tem uma geografia que só quem está aqui, quem olha esses livros, que vive aqui nesse lugar, sabe a importância, a importância que é esse instituto histórico”, conta.

Voluntariado no IHGP

Segundo o orador do IHGP, Alessandro Staniscia, todos os que desempenham suas funções atribuídas ao Instituto são voluntários. Estão lá por amor à cidade de Paranaguá. “Esse é o único Instituto de Paranaguá que tem uma sede própria. Em Paranaguá, a biblioteca pública municipal manda seus alunos virem aqui consultar nossa biblioteca, mestrandos, qualquer universidade de arquitetura vem aqui consultar os nossos livros, doutorandos, pessoas querem fazer pesquisa sobre a história de Paranaguá e da história do Paraná, é uma das maiores bibliotecas do Paraná”, explica Staniscia.

Segundo o orador do IHGP, Alessandro Staniscia, todos os que desempenham suas funções atribuídas ao Instituto são voluntários. Estão lá por amor à cidade de Paranaguá (Foto: Folha do Litoral News)
Segundo o orador do IHGP, Alessandro Staniscia, todos os que desempenham suas funções atribuídas ao Instituto são voluntários. Estão lá por amor à cidade de Paranaguá (Foto: Folha do Litoral News)

“Essa nossa biblioteca é o nosso tesouro, aqui que a gente preserva. E o prédio pode não estar nas melhores condições, mas sempre foi assim, isso não nos assusta. E aqui todos são voluntários. Inclusive por disposição do estatuto, ninguém pode receber nada, nem sócio nem diretor. Então, essa é a visão que eu gostaria que vocês estivessem do instituto, que é a visão real”, finaliza. 

Pesquisa

Além disso, o IHGP também está aberto para pesquisas. O link para agendamento pode ser feito por meio das redes sociais do instituto: WhatsApp ((41) 9 8762-7191); Instagram (@ihgpparanagua) ou por meio do Facebook (IHGP Paranaguá), onde a pessoa pode escolher o dia e o horário para realizar sua pesquisa e visitação.

Visitação

O IHGP está aberto à visitação às segundas, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h30. As visitas podem ser agendadas previamente ou realizadas espontaneamente: basta comparecer ao instituto nos dias de funcionamento para ser atendido.

Você também poderá gostar

Inscrições para o 3.º Concurso de Poesias do IHGP encerraram na segunda-feira

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Inscrições para o 3.º Concurso de Poesias do IHGP encerraram na segunda-feiraAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).