No sábado, 12, foi iniciada a programação do II Festival da Ostra do Cabaraquara realizado pela Associação Guaratubana de Maricultores (Aguamar), com apoio da Prefeitura de Guaratuba, Sebrae/PR e Origens Paraná. Ao todo, sete restaurantes estão participando do evento que oferecem em seus cardápios pratos especiais com a ostra como principal destaque gastronômico. O prato é típico na região, inclusive com pedido depositado em agosto junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para obter a Indicação Geográfica (IG) das ostras de Cabaraquara, produto de qualidade única do litoral paranaense.
“Celebre o sabor e a tradição no 2.º Festival da Ostra de Cabaraquara que acontecerá em outubro em Guaratuba. Venha saborear as melhores ostras da região e desfrutar de uma experiência gastronômica única que combina excelência e história”, afirma a organização do evento. “Reúna amigos e família em um ambiente que exala tradição e qualidade onde o autêntico sabor de Guaratuba estará em destaque”, completa.
Ao todo, há sete restaurantes participantes com cardápio diferenciado. O Vista Bela Restaurante está oferecendo um prato de linguado grelhado com ostras gratinadas e outros frutos do mar. A Toca da Ostra disponibiliza as ostras gratinadas com tomate, cebola e queijo provolone. O Sítio Sambaqui está oferecendo um risoto de ostras elaborado com rico caldo de legumes, ostras frescas, arroz arbóreo, manteiga e parmesão.
O estabelecimento Ostras Belém disponibilizou no festival o prato “Ostras Médias In Natura com preço promocional”, enquanto o projeto “Ostra Viva” oferece o prato de “Ostras à Capelin” (ostras com ovas de capelin – tipo caviar). O Mata Atlântica Restaurante entra no evento com o prato “Ostra Geléia de Pimenta e Maçã”, prato preparado com queijo parmesão e geléia com os dois condimentos. O Bistrô Vivere Parvo oferece o prato “Ostras Ed Tech” preparadas com queijo mussarela, mel e gengibre.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba e Sebrae/PR