O município de Matinhos se prepara para receber dois eventos voltados à valorização da diversidade, inclusão social e acessibilidade. As atividades buscam reforçar a importância da representatividade das pessoas com deficiência e ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas à garantia de direitos e cidadania plena.
O primeiro encontro será o Desfile “Na Passarela da Inclusão, todos têm vez e voz”, que acontece no dia 20 de setembro de 2025, às 16h, na Associação da Vila Nova, em Matinhos.
O desfile será um momento de celebração, em que pessoas com deficiência poderão se expressar e mostrar que todos têm espaço na sociedade. A iniciativa destaca a diversidade e contribui para a quebra de barreiras sociais, reafirmando o papel da comunidade na valorização da inclusão.
Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência
Na sequência, será realizado o I Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência, no dia 22 de setembro de 2025, das 13h às 18h, no Auditório Juliano Fumaneri Weiss, da UFPR – Setor Litoral, em Matinhos.
Com o tema “Acessibilidade é abrir portas, incluir é manter as portas abertas”, o fórum terá mesas de discussão e palestras que irão abordar diferentes aspectos relacionados às pessoas com deficiência. A programação será a seguinte:
- 13h – Mesa de abertura
- 13h30 – Políticas para pessoas com deficiência: um olhar a partir do serviço social
Ane Bárbara Voidelo - 14h15 – Alimentação e qualidade de vida para pessoas com deficiência
Marina Digivani - 15h10 – Educação inclusiva: desafios e perspectivas
Natália Gomes - 16h40 – Corpos dissidentes
Eliane Tortola
“A expectativa do evento é que a comunidade possa ter contato com as pessoas com deficiência que infelizmente por falta de acessibilidades arquitetônicas, comunicacionais e pedagógicas acabam ficando excluídas, ficando apenas dentro de suas casas. Então estamos com a expectativa a mil para que os dois eventos cheguem nas pessoas e gere uma reflexão sobre a inclusão da pessoa com deficiência”, disse Manu Aguiar, que é a presidente da Acessis.
De acordo com a organização, a presença da comunidade, autoridades e instituições é fundamental para fortalecer a união de esforços em prol da garantia de direitos.





