Eventos

Festival “Curta Paranaguá” inicia na quarta-feira no Teatro Rachel Costa

Evento exibirá 56 curtas-metragens em cinco categorias e mais quatro longas convidados

1bg7h1t

Na quarta-feira, 18, iniciará em Paranaguá o 1.º Festival Curta Paranaguá, evento que exibirá 56 curtas-metragens em cinco categorias e mais quatro longas convidados no Teatro Rachel Costa, com atrações que ocorrem até o domingo, 22. A programação abrange o cinema nacional e internacional, com foco na cultura e no lazer, recebendo produções diversas com exibições que ocorrerão em sessões às 14h, 16h e 18h, bem como dois longas-metragens às 20h.

“Na fase de inscrições, o festival recebeu 185 filmes, provenientes de 20 estados brasileiros e do exterior. Após uma rigorosa seleção realizada pela curadoria de Paulo Camargo e a direção artística de Márcio Branco, foram escolhidos 56 curtas-metragens para as mostras competitivas, divididos em cinco categorias: 18 filmes de Ficção, 20 Documentários, sete Animações, seis Experimentais e cinco voltados para o público Infantil”, afirma a assessoria. 

Segundo Marcio Branco, idealizador e diretor artístico do Curta Paranaguá, “o Curta Paranaguá surge como uma plataforma fundamental para a divulgação da diversidade cultural através do cinema, uma forma de arte que transcende barreiras e dialoga com diferentes públicos”, salienta. Nosso objetivo também é promover a formação de novos espectadores e o festival se destaca como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento cultural da cidade”, explicou Branco.

b2rcd7eq
O longa-metragem convidado para a abertura do festival no Teatro Rachel Costa, na noite da quarta-feira, 18, às 20h, é o “Lista de Desejos para Superagüi” / Foto: Arquivo

Abertura com filme “Lista de Desejos para Superagüi”

Segundo a organização do evento, o longa-metragem convidado para a abertura do festival, na noite da quarta-feira, 18, às 20h, é o “Lista de Desejos para Superagüi”, do diretor Pedro Giongo. Esse longa ganhou como Melhor Filme da Mostra Aurora do 27.º Festival de Cinema de Tiradentes em 2024. Sobre a sinopse do filme, “Martelo é um pescador de 70 anos que ainda não conseguiu se aposentar. Ele é o homem farol, aponta sua luz para a ilha de Superagüi e só ilumina desejos terrenos, que dizem muito sobre o momento atual: melhores condições de trabalho, se aposentar com dignidade, voltar a ser como era antigamente”, detalha. As entradas são gratuitas e os ingressos podem ser reservados de forma on-line.

Parceria com a Folha do Litoral News

“O Curta Paranaguá fechou uma parceria com a Folha do Litoral News para a divulgação da progamação do festival. Estamos felizes em contar com uma empresa que pensa em construir um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável”, afirma a organização do evento.

Sobre o festival

“O festival é dedicado à promoção e celebração da arte cinematográfica, destacando cineastas e artistas, com foco especial nas produções paranaenses. O objetivo do evento é promover a diversidade cultural através do cinema, além de incentivar a produção audiovisual, especialmente na região litorânea do Paraná”, ressalta o Curta Paranaguá.

Segundo a assessoria, o evento conta com entrada gratuita e exibições presenciais e online, sendo uma oportunidade única para o público mergulhar no universo do cinema independente, conhecer novos talentos e celebrar a diversidade artística. 

A programação do evento, filmes on-line, bem como o podcast e outras informações podem ser acessadas no site do Curta Paranaguá.

Você também poderá gostar

Festival “Curta Paranaguá” inicia na quarta-feira no Teatro Rachel Costa

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Festival “Curta Paranaguá” inicia na quarta-feira no Teatro Rachel Costa

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.