De 20 a 25 de agosto acontece a 15.ª Festa Nacional do Fandango Caiçara, na Praça Mário Roque, em Paranaguá. O evento é gratuito e contará com oficinas, mesas de debate, ações comunitárias, cursos e apresentações musicais.
Uma das novidades será a doação de bolsas de incentivo para jovens fandangueiros que, por dois meses, darão aulas para alunos de escolas públicas municipais e estaduais da Ilha do Valadares. Também serão doadas bolsas de incentivo a fandangueiros do território caiçara interessados em construir instrumentos musicais de fandango.
Oficinas e mesas de debate
As aulas acontecerão no Ateliê Rodrigo Domingues, que será inaugurado durante a Festa, no Espaço Cultural Casa Mestre Aorélio. “O nome do Ateliê é uma homenagem ao meu avô, que me ensinou a construir rabeca e hoje preservo a tradição que ele me passou. Serão sete homens e três mulheres aprendendo a arte de fazer instrumentos como rabecas e violas de maneira artesanal”, explicou o mestre de fandango, Aorélio Domingues.
As tradicionais oficinas e mesas de debate envolvendo as comunidades tradicionais e entidades públicas acontecerão entre os dias 20 e 23. “O fandango Caiçara é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e segue sendo preservado por estas ações. Ao longo do evento também lançaremos os CDs de Fandango Caiçara Patrimônio Imaterial na Ilha do Valadares, gravados pelos grupos fandangueiros locais que eternizam a cultura caiçara”, reforçou Mariana Zanette, produtora do evento.
Abertura
A abertura oficial do evento acontecerá no dia 23 de agosto, na Praça Mário Roque. Ao longo do final de semana, 25 grupos fandangueiros do território caiçara, situado entre as cidades de Paraty (RJ) e Itapoá (SC), farão apresentações artísticas.
Feira Ilha dos Paladares
Durante a Festa, ao lado do palco, haverá a Feira Ilha dos Paladares, atendendo ao público com diversas opções da culinária caiçara, entre elas: bolinho de barreado, croquete de siri, bolinho de camarão, pirão de bagre, arroz lambe-lambe, batata frita, barreado, isca de peixe, coxinha de camarão e bolinho de camarão. As bebidas locais disponíveis no evento serão “mãe cá filha”, “cataia” e cerveja artesanal.
Confira os grupos que irão se apresentar:
Fandangueiros do Prelado (Iguape – SP)
- Grupo Folclórico Mestre Romão (Ilha dos Valadares – PR)
- Viola de Ouro (Cananéia – SP)
- Pés de Ouro (Ilha dos Valadares – PR)
- Manema (Iguape – SP)
- Zé Pereira e Jovens do Ariri (Cananéia – SP)
- Família Neves (Cananéia – SP)
- Família Domingues (Paranaguá – PR)
- Pirão do Mesmo (Ilha Rasa – PR)
- Família Domingues (Palco Tutóia)
- Mestre Eugênio (CRAS – Ilha dos Valadares)
- Sementes do Promirim (Ubatuba -SP)
- Chimarrita de Itapoá (Itapoá – SC)
- Mandicuera (Ilha dos Valadares – PR)
- Dona Mariquinha (Ilha dos Valadares – PR)
- As Fandangueiras (Cananéia – SP)
- Mestre Brasílio (Ilha dos Valadares – PR)
- Caiçara de Ubatuba (SP)
- Mestre Pedrinho (Ubatuba – SP)
- Cirandeiros de Parati (Paraty – RJ)
- Fandanguará (Guaraqueçaba – PR)
- Bacuraú de Ubatuba (Ubatuba – SP)
- Jovens da Juréia (Iguape – SP)
- Jovens Fandangueiros do Itacuruçá (Cananéia – SP)
- Fandango da Ilha do Mel (Ilha do Mel – PR) e
- Raízes Fandangueiras (Superagui – PR).
Paraná Festivais
A 15.ª edição da Festa do Fandango foi selecionada pelo Paraná Festivais, edital do Estado que apoia projetos de produção e realização de festivais artísticos.
O projeto é aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal. A festa é produzida e promovida pela Associação de Cultura Popular Mandicuera, com apoio da Prefeitura Municipal de Paranaguá, da Cia Ambiental e da Portos do Paraná.
A programação completa está disponível no instagram (@festadofandango) e no site (www.mandicuera.org). Mais informações pelo e-mail: [email protected].
Com informações da Assessoria