conecte-se conosco

Eventos

Festa do Divino de Guaratuba será realizada de 7 a 17 de julho

Evento se tornou Patrimônio Imaterial da cidade no ano passado

Publicado

em

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaratuba

A tradicional Festa do Divino e da Santíssima Trindade já tem data marcada. O evento acontece entre os dias 7 a 17 de julho nos arredores da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, na Praça Central de Guaratuba. A população pode conferir a programação organizada para este ano com atividades abertas ao público. O tema escolhido para esta edição foi “Fale com Sabedoria e Ensine com Amor.”

A Festa do Divino é uma manifestação religiosa que se tornou patrimônio imaterial de Guaratuba. Nestes dias, além da programação religiosa, também haverá diversas atividades externas abertas ao público. “A Prefeitura Municipal de Guaratuba conta com a sua presença! Venha celebrar conosco!”, convidou a Prefeitura de Guaratuba, que apoia o evento realizado pela Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso.

O retorno presencial da Festa do Divino de Guaratuba, após o fim das restrições da pandemia de Covid-19, terá procissões, bênçãos, missas e a Novena do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade. Uma programação especial para a melhor idade, crianças e adolescentes com missas e atrações como o tradicional Concurso Cinderela e Príncipe. Além de bingos, artesanatos, apresentações culturais, shows e comidas típicas.

As novenas serão realizadas do dia 8 ao dia 16 de julho, sendo que no último dia haverá a presença do bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron. 

Foto: Divulgação/Festa do Divino

Tradicionalmente, a festa é organizada por um casal festeiro nomeado anualmente pela Igreja Matriz. Neste ano, o casal Batista e Djalmo foi o escolhido.

“É um casal muito querido de toda a comunidade e devotos do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade. Moradores de Guaratuba há 15 anos, sempre estiveram presentes nos bastidores da Festa até que em 2021 ouviram o chamado e disseram sim ao Divino Espírito Santo”, divulgaram os organizadores da festa.

A programação completa está disponível na página no facebook: https://www.facebook.com/FestaDivinoGuaratuba

Festa do Divino é patrimônio imaterial

O Decreto Estadual 4841/2016, em seu Art. 1.º, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem o Patrimônio Cultural Paranaense. O mesmo artigo, define quais os livros de registros, sendo a Festa do Divino englobada no item “II – Livro de Registro das Celebrações, onde serão inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social”.

A festa de origem açoriana ocorre tradicionalmente no mês de julho de cada ano desde a fundação do município tendo engajamento e apoio de toda a comunidade local. A fundação da Vila de São Luiz de Guaratuba da Marinha data de 29 de abril de 1771, pelo Tenente Coronel Afonso Botelho de São Payo e Souza. A primeira missa foi celebrada no dia 28 de abril de 1771, um dia antes de sua fundação.

A Festa do Divino teve seu início no período da colonização do Brasil. Antigamente, a cerimônia era simples e realizada apenas uma missa e a procissão. Mais tarde, uma pequena festividade foi anexada ao louvor, mas tinha a duração de apenas um dia. Com o passar dos anos, o evento cresceu. No mês de julho, com uma estrutura maior, a festa acontece com diversas atrações e apresentações artísticas que acontecem após as novenas em louvor ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Em alta

plugins premium WordPress