Com foco no retorno gradativo dos eventos em Paranaguá, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e as comunidades pesqueiras do município estarão realizando a partir do dia 7 de julho, a Festa da Tainha.
O evento, neste ano, acontecerá no complexo turístico Dom Alfredo Novak, o Mega Rocio, para o melhor controle de visitantes, e será realizado até o dia 17 de julho.
A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Ângela Phlatyn Torres, falou do retorno das atividades no município e da realização da festa. “Foi uma previsão de se precaver em relação a pandemia e de que os primeiros seis meses o município não iria realizar grandes eventos pensando na saúde pública. Nós vemos que hoje a situação ainda não está ideal na saúde, pois ainda temos casos de Covid, e recente também houve um óbito, então a gente ainda tem essa preocupação. Entretanto já estamos pensando na retomada gradativa dos eventos, e a gente teve a suspensão da Festa da Tainha, entretanto conversando com as comunidades pesqueiras, que são os principais interessados, chegamos a um ideal para acontecer uma festa. É claro, numa proporção muito menor e de maneira diferenciada. Vai ser um desafio para todos nós e para as comunidades, mas a gente não vai deixar de realizá-la”, disse a secretária destacando que somado ao aniversário da cidade que será realizado no Estádio Gigante do Itiberê, a Festa da Tainha será mais um atrativo nesta época significativa.
O secretário municipal de Agricultura e Pesca de Paranaguá, Antonio Ricardo dos Santos, destacou que será uma experiência diferente neste ano e uma novidade. “Este é um espaço muito bonito do município, e esperamos que seja um marco para a volta da Festa da Tainha, com segurança, higiene, tranquilidade e isso que importa para quem prestigia a festa”, disse o secretário.
O representante da comunidade da Ilha de Amparo, e escolhido para falar em nome das comunidades participantes, Marins Pereira do Rosário, destaca que estão contentes pela realização do evento. “Depois de dois anos de pandemia, a Festa da Tainha era tudo o que queríamos fazer. Não vamos deixar a tradição de lado, e fomos privilegiados por inaugurar o Mega Rocio, e estamos orgulhosos de fazer esta festa. Será uma configuração diferente, mas que vai atender todos os visitantes com muita qualidade e com segurança”, destacou Marins do Rosário.
Neste ano, a tainha tradicional, que serve até 3 pessoas e que vem com acompanhamento, será comercializada ao valor de R$ 80,00. Também serão servidas a tainha à parmegiana, a cambira, porções de peixe, de camarão e de mariscos.
Festividades dos 374 anos
Com relação às festividades dos 374 anos de Paranaguá, está sendo programada a apresentação de uma atração nacional para o dia 28 de julho e outra apresentação gospel para 29 de julho.
Os eventos acontecerão no Estádio Fernando Charbub Farah (Gigante do Itiberê).