Entre 10 a 14 de setembro acontece a sétima edição do Festival de Música Livre de Paranaguá (Femul) 2024, evento organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur). O evento acontece no Teatro Rachel Costa e na Praça Newton Deslandes, no Centro Histórico, com entrada gratuita, contando com uma competição entre artistas e bandas locais, com o intuito de divulgar e premiar a música parnanguara.
Segundo a assessoria, o Femul “têm como objetivo democratizar e difundir a música, valorizando o trabalho dos músicos através do compartilhamento de ideias criativas e promovendo a conexão entre a prática e a apreciação musical”, completa. A programação do evento conta com palco aberto, onde há apresentações musicais com maior interação entre artistas e público, bem como Workshops com profissionais renomados e a competição.
A competição do Femul é dividida em três categorias: Instrumental, Autoral e Intérprete. A premiação total é de R$ 18 mil para os melhores colocados, sendo R$ 3 mil para os três primeiros colocados em cada categoria.
Programação
A abertura do Femul 2024 aconteceu na Praça Newton Deslandes na terça-feira, 10, com apresentações de Anderson Oliveira, Bob Banks, Grupo Choro Caiçara, Alana Marques e o show nacional de Rodrigo Santos que conta com carreira de sucesso no rock e música nacional, sendo baixista da banda Barão Vermelho por 25 anos, atuando também com Kid Abelha, Blitz, Lobão e os Britos, realizando carreira solo desde 2007.
Entre quarta-feira, 11, a sexta-feira, 13, são feitas as etapas classificatórias no Teatro Rachel Costa, com entrada gratuita a partir das 19h. Na noite da quarta-feira, 11, ocorreu às 17h show com Milk´n Blues, enquanto na quinta-feira, 12, se apresentará o Tupinamblues.
Na sexta-feira, 13, ocorre o show de Derico Sciotti e Jeff Sabbag às 21h30 no teatro. No sábado, 14, acontece a final do Femul 2024 com os quatro melhores de cada categoria de fase de classificação (Autoral, Intérprete e Instrumental) a partir das 17h no Teatro Rachel Costa. Haverá palestra e bate-papo com Fabio Lima sobre música na Internet e rentabilização no mundo digital.