A Feirinha da Catedral, como é conhecida a Feira de Produtos Agrícolas, Pesca e Artesanato de Paranaguá, realizada todos os sábados na Praça Iria Correia, fundos da Catedral Diocesana, estará comemorando neste sábado, dia 27 de agosto, 31 anos de atividades.
Comercializando verduras, frutas, conservas e compotas, farinha, aipim, mel, pescados, panificados, e orgânicos dentre outros produtos, produzidos por agricultores de pequenas localidades da região (colônias), a feirinha acabou virando um ponto de encontro, no qual muitas pessoas aproveitam para fazer suas compras e depois tomar um café da manhã, ter uma boa conversa e rever os amigos. Outro ponto forte na feirinha são as rodas entre consumidores e lideranças, que abordam assuntos relevantes a diversas áreas e os encontros políticos, que às vezes são quentes e acalorados, se tornando obrigatório também em períodos eleitorais, pelo grande número de pessoas que circulam pelo local.
Na programação, as comemorações terão início às 8h, com a abertura oficial, momento que terá a palavra de boas-vindas e agradecimentos aos convidados. Será cantado o parabéns, feita a leitura do histórico, homenagens, além de sorteios de brindes.
O presidente do Grupo de Agricultores, pescadores e artesãos que participam da feira, Rafael Rosa de Lima Junior, que comercializa produtos orgânicos, fala da tradição e convida a todos a estarem celebrando a data. “O objetivo é comemorar com os clientes, pois é a razão da feira existir. Também temos em nosso foco jamais esquecer do passado para sabermos para onde caminhar visando um futuro forte e resiliente. Hoje, colocamos para comemorarmos essa data o engajamento de cada feirante, somos um elo que não pode se partir. Os clientes da feira são diferentes de clientes de mercado, na feira você começa a fazer parte das particularidades deles, uma extensão da família”, disse o presidente Rafael, informando também que terá duas camas elásticas, algodão doce, sorteio de brindes. “E uma feira repleta de carinho e diversão. Vem conosco vai ser inesquecível amigos!”, convida Rafael.
A secretária do grupo e feirante há 28 anos, Marileide dos Santos Alves, destacou que é gratificante poder ver o resultado do que é produzido através do trabalho na Feira da Catedral. “Eu trabalho com pescados, e comecei vendendo dez quilos de peixe. Hoje, vendo em torno de duzentos quilos de peixe mais ou menos. Já cheguei a vender muito mais antes da pandemia. Mas graças a Deus a gente continua tirando uma fonte de renda boa, e eu vejo que é muito produtivo e gratificante o nosso trabalho, bem como de ver as pessoas, de manter o contato, eu fico muito feliz e honrada em poder participar dessa festa de 31 anos, bem como agradecer vocês da imprensa que sempre estão conosco fazendo a cobertura de nosso trabalho”, enfatiza Marileide, que é casada, mãe de dois filhos. “E sou feliz de estar ali trabalhando”.
Ela também informa que desde o dia 10 de janeiro de 2022, foi sancionada a Lei que institui e oficializa a Feira Municipal de Produtos Agrícolas, Pesca e do artesanato como evento social, econômico patrimônio imaterial e cultural do município de Paranaguá.