O Projeto Trilha Jovem, realizado pelo Instituto Polo Iguassu com apoio da Itaipu Binacional, promoveu na quarta-feira, 8, a quarta edição da Feira Jovem de Negócios Iguassu. O evento reuniu diversas empresas, além dos 150 jovens de 16 a 24 anos que concluíram os seis meses de formação profissional proporcionada pelo projeto.
Nos 59 estandes montados no Hotel Mabu, os formandos tiveram a oportunidade de se apresentar e tomar contato com empresas nas áreas em foram capacitados: turismo, comércio e eventos. “Com o Trilha Jovem a gente se desenvolve profissionalmente. O projeto nos incentiva a ter mais conhecimento para trabalhar”, disse Camila dos Santos, que acaba de concluir o Ensino Médio e planeja cursar a faculdade de Biologia.
Após os seis meses de estudos, ela e os demais formandos fizeram um estágio de três dias em empresas parceiras do projeto. Apesar de curto, o estágio proporciona uma vivência profissional valiosa para os jovens. Camila e os colegas Eduardo dos Santos e Matheus Maia, todos de 18 anos, estagiaram na Masterlab.
“A gente pode aprender como é a estrutura da empresa, como é o processo dos exames desde a coleta até o laboratório, como os médicos trabalham”, afirmou Eduardo. “O curso e o estágio agregaram muito. Ensinou como se comportar, como fazer uma entrevista”, completou Matheus.
Para Maísa Vargas Dalvesco, representante da Masterlab, é gratificante participar do projeto e ver o crescimento dos jovens. “É muito interessante ver o resultado mesmo sendo um período curto. É o segundo ano que a gente participa e vê a diferença de como eles chegam e como saem da empresa”.
Para Ana Eloísa de Oliveira, de 16 anos, o Trilha Jovem “abriu a cabeça”. “Antes eu estava muito focada em me preparar para o curso de Medicina no Paraguai, mas vi que posso trabalhar e ajudar os meus pais a pagarem a faculdade”, contou Ana, que estagiou na Imobiliária Lar Ideal.
Já Giovanni dos Santos, 18, estagiou no Belmond Hotel das Cataratas. “Eu era muito tímido, muito fechado. Aprendi a me expressar melhor e a ter mais confiança”, disse Giovanni, que se surpreendeu com a diversidade de oportunidades ao tomar contato com as áreas internas do hotel, como alimentos e bebidas, serviços e atendimento aos hóspedes.
Para Karla Amaral, presidente do Instituto Polo Iguassu, é significativo concluir o processo de formação e saber que o projeto está transformando a vida de mais 150 jovens de Foz do Iguaçu. “O corpo técnico do Polo Iguassu é excepcional e proporciona a esses jovens uma visão que não é comum nessa idade e isso acaba sendo um diferencial para eles”, disse Karla, destacando que o apoio da Itaipu, por meio do convênio com o instituto, é fundamental para a execução do projeto.
Segundo a gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu, Luciany Franco, o projeto Trilha Jovem já se consolidou como uma referência na formação de jovens. “É uma formação completa para o mercado de trabalho. Muitas pessoas que participaram hoje ocupam lugares de destaque no mercado de trabalho de Foz, inclusive na Itaipu, no Parquetec e outras empresas da região”, concluiu.
Os jovens que têm interesse em participar do projeto devem ficar atentos à divulgação do processo de seleção da próxima turma, que deverá ocorrer no mês de fevereiro de 2025.
Fonte: Itaipu