Fluxo alto de público e qualidade das atrações marcam a festividade
Iniciada no dia 19 de julho, a Feira das Nações está acontecendo em Paranaguá na Praça de Eventos Mário Roque até o aniversário da cidade na segunda-feira, 29. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, destaca que a festividade está sendo um sucesso de público, com a vinda de milhares de munícipes e turistas nos primeiros dias do evento, com apresentações de artistas locais e nacionais, atrações gastronômicas de seis países, encontro de veículos antigos e especiais. A edição deste ano da Feira das Nações é uma despedida de evento, que em 2020 será substituído pela Festa Julina de Paranaguá (Fejupa).
"Tivemos um fluxo intenso de turistas e munícipes na Praça de Eventos desde o início da festividade dia 19. É impossível quantificar esses dados no momento, um balanço é realizado através de alguns dados recolhidos ao final do evento, mas o feedback que recebemos nos garante que o primeiro final de semana já foi um sucesso, algo confirmado pela movimentação de turistas no Aquário, nos barcos da Barcopar, nas barracas de alimentação e pelo nosso receptivo durante todo o evento", afirma Camargo, destacando o apoio concedido por todas as pastas, através de determinação do prefeito Marcelo Roque em prol do turismo e da economia local.
Segundo o gestor, o receptivo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), instalado na Praça Mário Roque, com vários servidores da pasta está acompanhando o dia a dia da festividade. "O receptivo de fato pode perceber que Paranaguá está projetada no cenário nacional através das várias pessoas que nos procuram naquele ponto para informações a respeito das atrações do município. Ouvimos muitos elogios e sugestões do visitante, o que nos orienta cada vez mais no foco a ser explorado", detalha Camargo.
"A nossa secretaria possui a missão contínua de fomentar tanto o turismo como a Cultura, trazendo ao parnanguara a oportunidade de viver experiências novas e próximas ao que vivem os grandes centros urbanos. Nossa agenda cultural é muito elogiada pelos visitantes que se impressionam com a quantidade e qualidade do que é ofertado na cidade e isso é muito gratificante para toda a equipe", salienta Camargo.
FEIRA DAS NAÇÕES OCORRE DIARIAMENTE ATÉ 29 DE JULHO
Secretário destaca expectativa para movimentação alta no próximo fim de semana com vinda de atrações nacionais e comemoração do aniversário de Paranaguá
De acordo com o secretário, a programação gastronômica e cultural da Feira das Nações acontece durante todos os dias da semana como forma de oportunizar um convívio familiar na festa. "A Feira das Nações ainda oportuniza momentos de lazer para a criançada, com parque de diversões, cervejas artesanais, além da Feira de Artesanato no pavilhão organizada pela Secretaria de Agricultura e Pesca (Semapa), sempre nossa parceira nos eventos. Naquele espaço é possível encontrar artesanato, móveis, flores, produtos da região, roupas, além do pessoal da Feira da Lua que oferece aqueles petiscos que já conhecemos", explica o gestor.
CALOR COLABORANDO COM O EVENTO
O secretário municipal explica que o calor e o sol dos últimos dias estão contribuindo com a atração de turistas e do público parnanguara para a Praça Mário Roque. "Quando organizamos um evento desta dimensão, o que compreende em mais de seis meses de trabalho intenso de toda a equipe da Secultur e demais secretarias de apoio, não podemos prever como estará o tempo, ou até mesmo se a maré vai subir. Contamos muito com a sorte quando se trata do comportamento da natureza", explica, celebrando o tempo bom durante a Feira das Nações.
ATRAÇÕES NACIONAIS
Segundo Harrison Camargo, a vinda de shows nacionais no fim de semana e a comemoração do aniversário de Paranaguá na segunda-feira, 29, concedem uma expectativa alta para a organização da Feira das Nações. "As atrações estão sendo divulgadas em toda a região, são nomes reconhecidos no cenário nacional que, com certeza, têm respeito e carinho do povo parnanguara. O retorno que tivemos das atrações ofertadas foi muito positivo e esperamos praça lotada, tanto com Xande de Pilares, dia 27, como Edson e Hudson cantando o parabéns para Paranaguá na virada do dia 28, quanto com o Ministério Avivah fechando a Marcha para Jesus e as comemorações de Aniversário de Paranaguá e da Feira das Nações", completa.
Gastronomia de seis países está presente no cardápio da Feira das Nações (Foto: Prefeitura de Paranaguá/Secom)
"Em 2019, a Feira das Nações se despede do calendário oficial para o resgate da tradicional Fejupa, com retorno das tradições de quadrilhas e demais atividades culturais dos meses de junho e julho. Esta decisão do prefeito Marcelo Roque foi muito discutida e pesquisada e será acertada, quando teremos em 2020 um novo conceito para as festividades de aniversário, ainda que resgatando memórias e tradições saudosas do município", explica Camargo.
"Convidamos todos a prestigiar o calendário de comemorações dos 371 anos do município de Paranaguá, celebrando com nossos munícipes, povo aguerrido, e visitantes as tradições, riquezas naturais e culturais e toda história que nos cercam. Que venham mais tantos anos de crescimento e preservação de nossas essências", finaliza o secretário.