Eventos

ESG e sustentabilidade são os focos da Portos do Paraná na 28ª Intermodal

Busca por uma agenda sustentável também inclui ações no próprio stand do evento

j14bf7d

Entre os dias 5 e 7 de março, a Portos do Paraná irá participar do maior evento do setor logístico da América Latina, a 28ª edição da Intermodal South America – Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior, em São Paulo. Em um stand de 240 m² compartilhado com as 25 empresas da comunidade portuária paranaense, a Portos do Paraná, terá a possibilidade de realizar novos negócios e parcerias, e de apresentar os principais projetos realizados com foco em sustentabilidade e ESG (Environmental Social and Governance).

A busca por uma agenda sustentável inclui ações no próprio stand da Portos do Paraná durante a Intermodal. Neste ano, a empresa reduziu as oito lonas impressas por uma lona e painéis de LED. A alimentação no local é servida apenas em louças: os visitantes não utilizam copos, pratos ou talheres descartáveis. O paisagismo é criado com plantas naturais, ao invés de plantas de plástico; e o ticket em papel entregue na chapelaria foi substituído por guarda-volumes com cadeado e chave.

Em 2023, a empresa pública investiu R$ 29,6 milhões em programas sociais, ambientais e obras. Além dos projetos locais, a Portos do Paraná também incentiva ações sustentáveis, como é o caso dos chamados “navios verdes”, que desde fevereiro deste ano têm prioridade na atracação. A nova medida do regulamento de Programações, Operações e Atracações de Navios beneficia as embarcações com estruturas de matriz energéticas focadas na redução de emissões de gases do efeito estufa.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, reforçou a importância de apoiar ações sustentáveis no setor.

“O principal foco deste ano na Intermodal é compartilhar os nossos projetos ESG e de sustentabilidade, para que sirvam de modelo para outras empresas portuárias. A Portos do Paraná está na vanguarda do setor portuário e nossa meta é liderar também as questões relacionadas à sustentabilidade e processos ambientais no Brasil”, enfatizou Garcia.

Atualmente, a Portos do Paraná é o único porto a ser convidado para o evento anual realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, que é a Conferência das Partes (COP) e o único Porto Público com a certificação Ecoports, referência internacional na área da gestão ambiental portuária. Além disso, a empresa pública assinou uma parceria com o Porto de Rotterdam, na Holanda, para estabelecer o desenvolvimento de energias renováveis nos portos de Paranaguá e Antonina.

EMPRESAS PARCEIRAS

Ao todo, 25 empresas estarão presentes no stand da Portos do Paraná durante a 28ª edição da Intermodal. São elas: Agrária, Ascensus, Abeph, Bunge, Cargill, Cattalini, Centro Sul, Coamo, Cotriguaçu, Fertipar, Fortepar, Fospar, Harbor, Interalli, Klabin, LDC, Liquipar, Multitrans, Pasa, PPF, Quadra, Rocha, Sulmare, Terin e Tibagi.

INTERMODAL

A Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior conta com quatro pavilhões para mais de 500 marcas participantes, nacionais e internacionais, e mais de 100 palestrantes. Na Intermodal também ocorrerá a 2ª INTERLOG SUMMIT, que reunirá dois congressos simultâneos: a 27 ª Conferência Nacional De Logística (CNL) e o Congresso Intermodal South America. A expectativa é de receber mais de 43 mil visitantes.

SERVIÇO

Evento: Intermodal South America 2024

Data: 5 a 7 de março

Horário: das 13h às 21h

Local: São Paulo Expo – setor F060

Stand da Portos do Paraná: F060

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Mais informações: https://encurtador.com.br/auxST

Fonte: Portos do Paraná

ESG e sustentabilidade são os focos da Portos do Paraná na 28ª Intermodal

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


ESG e sustentabilidade são os focos da Portos do Paraná na 28ª Intermodal

Maria Heiffer

Redatora, formada em Letras Português desde 2019 pela Unespar, estudante de jornalismo e revisora de textos acadêmicos. Atuou como redatora em editora e em rádio. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News como Microempreendedor Individual (MEI).