conecte-se conosco

Eventos

Dia do Desafio do Sesc Paraná acontece na próxima quarta-feira, 25

Tema deste ano é “Ocupar espaços e reunir pessoas”

Publicado

em

Com o objetivo de despertar o interesse pela prática regular de atividade física, o Sesc realizará mais uma edição do Dia do Desafio. O evento está marcado para a próxima quarta-feira, 25, e envolve empresas, órgãos públicos e escolas para o incentivo à saúde e qualidade de vida. O Sesc de Paranaguá lançou o Dia do Desafio no município com o tema “Ocupar espaços e reunir pessoas”.

O gerente executivo do Sesc Paranaguá, Joel Viana Rabello Junior, contou que o Dia do Desafio foi apresentado a empresas e secretarias municipais para ampliar a participação. “É um evento que acontece mundialmente com competição entre as cidades. A ideia é praticar qualquer exercício físico e registrar no site do Sesc Paraná. Pode ser um alongamento ou uma caminhada. O Sesc Paranaguá tem realizado o agendamento com as empresas, órgãos públicos e escolas para levar os profissionais de educação física motivando as pessoas para a prática de exercício físico. O dia é para se desafiar, queremos incentivar a movimentação e dar um pontapé para despertar uma vontade de fazer o bem para o nosso corpo”, afirmou Joel.

A técnica de atividades de Recreação e Lazer do Sesc Paranaguá, Luciana Pola Silva, ressaltou que o evento tem como objetivo a prevenção do sedentarismo.

“Ir de bicicleta ao trabalho e voltar não quer dizer que está praticando uma atividade física regular. É preciso estar focado nessa prática. Muitas pessoas acham que jogar futebol uma vez na semana também é suficiente e não é, precisa ser regular.  Estar de duas a três vezes na semana com objetivo e com a mente focada no exercício”, frisou Luciana.

Nos últimos anos, em função da pandemia de Covid-19, o Dia do Desafio foi voltado para a prática de atividade dentro de casa. “Muitas pessoas aderiram o exercício físico na pandemia. Quando a gente fica muito parado, o corpo começa a falar com dores, estresse, ansiedade etc”, disse Luciana.

O incentivo a prática de atividade está presente no Sesc Paranaguá também em outros períodos do ano. A unidade conta com academia, estúdio de pilates com aparelho, iniciativa esportiva para crianças e adolescentes, basquete para adultos, aulas de alongamento e yoga.

Para participar, basta praticar, pelo menos, 15 minutos de qualquer atividade física e registrar a participação no site www.sescpr.com.br/ddd

Como participar

Segundo o Sesc Paraná, a expectativa para 2022 é mobilizar 364 municípios paranaenses e mais de três milhões de pessoas no dia 25 de maio, de zero hora até às 21h. Para alcançar estas marcas, 30 unidades do Sesc Paraná em 27 cidades estão mobilizadas para o Dia do Desafio. Para participar, basta praticar, pelo menos, 15 minutos de qualquer atividade física e registrar a sua participação – e também de outras pessoas que realizaram a atividade em conjunto – através do site www.sescpr.com.br/ddd.

Origem 

Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. A ação é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – coordenada no Continente Americano pelo Sesc São Paulo desde o ano 2000, com apoio institucional da ISCA – International Sport and Culture Association – e da UNESCO. No Brasil,  evento é coordenado pelo Sesc desde 1995.

Com informações do Sesc Paraná