conecte-se conosco

Eventos

CPP-CEM da UFPR realizará evento em comemoração aos seus 40 anos

Diretor do campus, professor Dr. Talal Suleiman Mahmoud, destaca que cerimônia de abertura acontece na segunda-feira

Publicado

em

Na segunda-feira, 14, às 16h, o campus de Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizará a abertura da programação em celebração aos seus 40 anos de história, algo que será em formato híbrido. Localizado em Pontal do Paraná, no balneário Pontal do Sul na Avenida Beira Mar, a unidade é um dos principais polos universitários e em prol da conservação ambiental no litoral e no Paraná. Segundo o diretor, o professor Dr. Talal Suleiman Mahmoud, uma série de apresentações e atividades acontecerão entre 15 a 21 de março, com possibilidade de participação presencial no próprio campus e também on-line com transmissão pela organização.

Segundo o Dr. Talal Mahmoud, toda a programação será sediada no anfiteatro do CPP-CEM. Ele, que é doutor em Química, sendo professor nas disciplinas de Orgânicas no campus nos cursos de licenciatura de Engenharia Ambiental e Sanitária, frisa que é essencial reforçar a história e a importância do CEM da UFPR. “Ele foi criado em 1982 como um centro de pesquisas e no ano 2000 teve a implantação de seu primeiro curso de graduação e em 2006 teve a criação de sua de Pós-Graduação. O campus esteve ligado diretamente ao desenvolvimento regional com as pesquisas em todos as áreas das baías de Paranaguá e Guaratuba entre outros locais do mundo, bem como na atualidade com os novos curso Licenciaturas em Ciências Exatas (Física, Matemática ou Química), Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Aquicultura e Oceanografia”, explica.

“O CPP-CEM disponibiliza também dois cursos de pós-graduação: um programa (mestrado e doutorado) de pós-graduação de Sistemas Costeiros e Oceânicos e uma especialização em Educação Ambiental Marinho e Costeira. Apesar de nossos cursos serem cursos novos, temos excelentes notas de avaliações como a Engenharia Ambiental e Sanitária que obteve nota 5 pelo MEC, ou a Engenharia Civil que teve a nota 5 no Enade, conferindo a ela a melhor avaliação do Brasil, ou seja, é o melhor curso na atualidade de Engenharia Civil do Brasil. Os demais cursos também possuem excelentes notas, como a Licenciatura em Química e a Engenharia de Aquicultura que obtiveram nota 4. Os demais cursos estão com nota 3”, afirma o diretor.

Segundo o professor, o CPP-CEM ampliou sua atuação em vários segmentos, entre eles as áreas ambiental, de construção e licenciaturas, com melhora da qualidade dos adolescentes nas escolas por meio de projetos e estágios feitos por acadêmicos na região. “Atuamos na produção e melhoria genética dos pescados ou das áreas de cuidados sanitários e oceanográficos . Isso impactou e impacta na formação tanto na ciência como na educação de todo nosso litoral, no âmbito regional, nacional e internacional, com pesquisas e representatividades em diversos órgãos”, salienta.

Evento

Palestras e atividades acontecerão de forma híbrida entre 15 a 21 de março (Arte: Divulgação)

Além da abertura do evento na segunda-feira, 14, às 16h, Dr. Talal afirma que o CPP-CEM realizará atividades entre os dias 15 a 18 de março, com palestras das 15h às 19h. No dia 21 de março haverá a comemoração oficial dos 40 anos do campus de Pontal do Paraná. “Os eventos acontecerão de forma híbrida por medidas sanitárias e poderá ser acompanhado em tempo real e após ser revisto pelos links de acesso disponíveis na página:  http://www.cem.ufpr.br/portal/evento/cpp-cem-40-anos/ “, acrescenta.

“Desta forma se permite que todos participem e conheçam um pouco do nosso passado, presente e o que desejamos para o futuro do câmpus, juntamente para sua melhoria e melhor qualificação e atendimentos da sociedade”, afirma o diretor do CPP-CEM. Mahmoud salienta que desta forma é possível conhecer a história do CEM, com diversas pesquisas e sacrifício de todos os cientistas e servidores desde o início, com dedicação de grande parte de suas vidas ao Centro de Estudos do Mar, desafio que era ainda maior nos primeiros anos de atuação nos anos 80, onde nem mesmo estrada havia até a unidade.

O professor salienta a necessidade contínua de que a população defenda a ciência e o ensino público, visto o retorno positivo direto e indireto que a UFPR traz para a sociedade local por meio de pesquisas, extensões e formação de profissionais, com pós-graduação e formação. “Temos relações fortes com os órgãos que compõem todo um sistema de organização e defesa seja da pesquisa seja em defesa da sociedade, entre eles o Ibama, IAT, SPU, CREA, Governo do Estado, Governo Federal, municípios e tantos outros órgãos, comissões e comitês que participamos e apoiamos, sendo que alguns se farão presentes e terão seu tempo de palestras conforme consta no programa de evento”, explica.

“Convidamos a todos a participarem se não por forma direta, acompanhando pelo site fornecido na pagina http://www.cem.ufpr.br/portal/evento/cpp-cem-40-anos/ , todos os dias teremos atividades sejam através de palestras no período da tarde ou atividades de extensões como limpeza da praia ou mesmo nossas discussões que serão levados para fora do campus a noite com o título de ciência pé na areia, onde será tratado de vários temas de forma simples, esclarecendo dúvidas, para que toda população tenha acesso as informações”, finaliza o diretor do CPP-CEM, Dr. Talal Suleiman Mahmoud.

Confira a programação completa: