Serão reconhecidas práticas realizadas por empresas, instituições de ensino, ONGs e outras organizações voltadas para a erradicação da pobreza, proteção do planeta e paz e prosperidade para todos
O Congresso Sesi ODS 2022 está marcado para o dia 3 de novembro, no Campus da Indústria – Sistema Fiep, em Curitiba. O dia todo será dedicado à troca de experiências e conhecimentos sobre os projetos que cumprem um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A programação do evento conta com palestras, mostra de projetos das iniciativas inscritas e selecionadas, entrega do Selo Sesi Indústria Parceira da Educação, entrega do Selo Sesi ODS e Prêmio Sesi ODS, além da premiação Bootcamp Centro Sesi de Longevidade e Produtividade/ODS.
Todas as práticas inscritas no Prêmio Sesi ODS 2022 estão convidadas a participar da Mostra de Projetos Dialogada, um espaço para divulgar as práticas inscritas no Prêmio Sesi ODS e oportunizar a troca de experiências entre as indústrias, empresas e instituições que estão atuando em prol dos ODS, no Paraná.
As três práticas que obtiverem as maiores notas de cada subcategoria serão as “Finalistas do Prêmio ODS 2022” e serão submetidas a uma etapa de avaliação, composta por uma comissão externa formada por profissionais da área de sustentabilidade e inovação.
“O Prêmio Sesi ODS é um reconhecimento das práticas que impactam de forma positiva os municípios. É um incentivo para que outras instituições desenvolvam novos projetos e, assim, contribuir para a formação de uma rede comprometida com um mundo mais sustentável”, diz Fabrício Luz Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep.
Neste ano, as inscrições para o Prêmio ODS terminaram no dia 25 de agosto. Para participar, as empresas e instituições apresentaram projetos que têm como objetivo contribuir para alcançar pelo menos um dos 17 ODS. Os projetos que conquistarem uma nota superior a 7,00 receberão o Selo Sesi ODS. Além disso, serão reconhecidos os primeiros colocados de cada subcategoria e receberão o troféu e um curso na temática ESG (do inglês Environmental, Social & Governance).
ODS
Em 2015, líderes mundiais reuniram-se na Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolveram metas e planos de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para todos. Para isto, foram pensados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A lista de tarefas objetiva que, até 2030, esta seja a primeira geração a erradicar a pobreza extrema, além de proteger o planeta de efeitos adversos da mudança climática.
Com informações do Sesi-Paraná