Iniciada no último final de semana, a 13.ª Festa Nacional da Tainha prossegue com programação todos os dias até 20 de julho, quando será iniciada a festividade alusiva ao aniversário de 377 anos de Paranaguá. Com atração nacional do grupo Sambô no sábado, 12, entre outros artistas durante a sexta-feira, 11, e o domingo, 13, a Festa da Tainha continua com apresentações durante a terça-feira, 15, e o restante da semana.
Segundo a programação, na segunda-feira, 14, acontecerá apresentarão da cantora Thaiana Barbosa na praça de alimentação. Na terça-feira, 15, a banda “Meu Caneco” também se apresenta na Praça de Alimentação do evento que ocorre na Praça Mário Roque. Na quarta-feira, 16, o palco principal ficará movimentado com shows de Stilo Livre (20h) e banda Encontro (22h). A quinta-feira, 17, terá apresentação de Quadro Vivo (20h) e Mitzrael (22h), ambas no palco principal. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Paranaguá.
De acordo com o município, os primeiros dias do evento foram positivos, com destaque para o show do grupo Sambô e ampla movimentação. “Estamos resgatando a Festa Nacional da Tainha como um momento especial para Paranaguá. Essa é uma das festas mais importantes do Brasil e estamos retomando com força, valorizando nossa cultura, os pescadores, os comerciantes, os artesãos. É uma festa para a cidade, pensada para as famílias, para as crianças, para quem vive aqui e para quem nos visita”, ressalta o prefeito Adriano Ramos.
“Conversei com vários feirantes que agradeceram por estarem próximos ao palco pela primeira vez. Isso foi pensado com carinho, para valorizar quem é da cidade. Nosso objetivo é esse: cuidar do que é nosso e garantir oportunidade para todos, especialmente os pequenos comerciantes que movimentam a economia local”, explica o prefeito.
“Tivemos um dia lindo, com clima favorável, e uma programação especial preparada com muito carinho. Além do show nacional, temos a nossa estrela principal: a tainha. Essa festa também é uma forma de homenagear e valorizar o trabalho dos nossos pescadores, que mantêm viva uma tradição tão importante para a nossa história”, destaca a vice-prefeita Fabiana Parro.

Colônias pesqueiras e preços
De acordo com a assessoria do município, a Festa da Tainha de 2025 reúne as sete colônias pesqueiras do município: Ilha do Teixeira, Europinha, Eufrasina, Amparo, Piaçaguera, São Miguel e Ponta do Ubá. O carro-chefe é a tainha assada. “O prato, que serve quatro pessoas, custa R$ 125 durante os fins de semana e R$ 95 de segunda a quinta-feira, garantindo acesso mais democrático à população local. Além disso, 50 ambulantes também estão atuando no evento”, completa.
Segurança
Segundo a Prefeitura de Paranaguá, a estrutura de segurança foi reforçada para garantir a tranquilidade de moradores e turistas. “A Prefeitura montou uma operação de segurança integrada, envolvendo a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e equipe de segurança privada. Segundo o secretário municipal de Segurança, Francisco de Nóbrega, o efetivo da Guarda foi reforçado desde a sexta-feira”, completa.
“Estamos com cerca de 50 agentes atuando na Praça de Eventos e entorno, incluindo equipes em motocicletas, que garantem mais mobilidade e agilidade no patrulhamento. Também estamos com bloqueios e pontos de orientação no trânsito, para dar segurança tanto a quem participa da festa quanto a quem circula pela região”, afirma o secretário municipal de Segurança, Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos.
Patrulhamento contínuo é realizado no evento. Além disso, a estrutura da festividade foi organizada com foco “na circulação segura de pedestres, acessibilidade, pontos de apoio, banheiros e áreas de alimentação distribuídas de forma estratégica”, completa.
Turismo
A Festa da Tainha conta com shows e gastronomia caiçara e, além disso, o município focou em criar um espaço para o artesanato local. Na sexta-feira, 11, ocorreu a inauguração da Vila do Artesanato que fica ao lado do Aquário Marinho, contando com dezenas de artesãos parnanguaras e atrativo para moradores e turistas. “Eu fiz questão de cumprimentar cada um. É impressionante a capacidade da nossa população. São pessoas talentosas que agora têm mais visibilidade, tanto para os moradores quanto para os turistas que estão chegando de várias regiões do Brasil”, afirma Adriano Ramos.
Segundo o prefeito, visitantes de diversas cidades do Paraná e de outros estados, como Fortaleza e São Paulo, já estão circulando por Paranaguá. “É dinheiro novo entrando na cidade e fortalecendo a nossa economia. Isso é desenvolvimento, é geração de renda e valorização da nossa gente”, destaca o prefeito.
Thaeme e Thiago
Diariamente, artistas estão se apresentando na Festa da Tainha no palco principal e na praça de alimentação. A grande expectativa é para a próxima atração nacional, a dupla Thaeme e Thiago, que se apresentará no próximo sábado, 19, “A expectativa é que milhares de pessoas passem pela Praça de Eventos ao longo dos próximos dias, consolidando Paranaguá como destino turístico e cultural”, finaliza o município.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá (Secom)





