Eventos

Confira a programação completa da Fejupa para este fim de semana

Atividades iniciam às 13h e se estenderão até à noite

otd8hge

A Festa Junina de Paranaguá (Fejupa) tem agradado o público, tendo em vista que o mês celebra São João e as tradicionais Festas Juninas tomam conta do País. Em Paranaguá, desde o dia 17 de junho, a programação está ocorrendo na Praça de Eventos Mário Roque com diversas atrações que animam o público. Os destaques estão sendo as apresentações de quadrilhas juninas, as barracas com comidas e bebidas típicas, além dos shows que são realizados no Palco Tutóia.

O evento é realizado pela Prefeitura de Paranaguá, através da secretaria municipal de Cultura e Turismo, além de diversas outras secretarias municipais, para comemorar as festas populares deste mês de junho, com a finalidade de resgatar e valorizar as tradições da cultura junina.

Maria Plahtyn, secretária municipal de Cultura e Turismo, convida a população para conferir a programação da festa no fim de semana. “A Fejupa é um reflexo vibrante da nossa rica cultura. É uma oportunidade única para celebrar as tradições juninas e criar memórias felizes. A programação está diversificada com shows, quadrilhas, apresentações diversas, atividades com os pets e muito mais”, comemorou.

FIM DE SEMANA

Dentro da programação, acontece o 1.º Festival de Quadrilhas Juninas de Paranaguá. As quadrilhas juninas devem ter no mínimo 10 pares e no máximo 25 pares por grupo. As apresentações seguirão até domingo, 23, a partir das 19h30. As quadrilhas têm entre 10 e 20 minutos para a apresentação, já sendo contabilizado o tempo de encenação do casamento.

No sábado, 22, a programação começa às 13h com a apresentação do Grupo de Fandango Mandicuera; às 16h ocorrerá o Samba Itiberê, através da Lei Paulo Gustavo, com o show nacional de Vavá e Márcio, além de diversas outras bandas locais e regionais. À noite, a partir das 21h, será a vez do Grupo de Dança da Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade. E fechando a programação, às 22h terá o show de Zé Lucca.

O último dia da Fejupa promete muitas atividades ao longo do dia. Começando às 13h com o Grupo de Fandango Pés de Ouro; às 16h terá PC & Thiagão Banda. Já às 18h será a vez da apresentação da Quadrilha da Unati e às 18h15 a apresentação de Quadrilha Sou+ Dança Litoral. Fechando o evento, às 19h terá o show da banda Pimenta Doce e da banda Santa Vibe às 21h.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

TRADIÇÃO

A Festa Junina é uma das celebrações mais tradicionais e populares do Brasil, comemorada principalmente no mês de junho em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). Suas origens remontam às festas pagãs europeias, em especial às celebrações do solstício de verão no hemisfério norte, que foram posteriormente cristianizadas pela Igreja Católica.

“É especial a retomada da Fejupa por uma questão de ser um elemento da cultura brasileira. Nós vemos como a comunidade se mobiliza nas festas juninas, o quanto ela é importante para a comunidade. E a cidade poder promover uma festa junina desse porte, trazendo esses elementos, as quadrilhas, a comida típica junto das nossas entidades sociais, junto das comunidades. Isso torna o evento ainda mais simpático e importante para a cidade de Paranaguá”, finalizou a secretária Maria Plahtyn.

Você também poderá gostar

Confira a programação completa da Fejupa para este fim de semana

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Confira a programação completa da Fejupa para este fim de semana

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.