A 12.ª Festa Nacional da Tainha segue movimentando a cidade de Paranaguá, atraindo milhares de visitantes à Praça de Eventos Mário Roque. O evento, que se estende até o domingo, dia 7, é uma celebração da cultura e gastronomia local, destacando a tainha, um dos peixes mais apreciados da região.
A festa conta com a participação de 11 comunidades pesqueiras locais, que garantem uma ampla oferta de pratos típicos à base de tainha.
Desde cedo, às 10h, as cozinhas já estão a todo vapor, funcionando até meia-noite, proporcionando aos visitantes uma oportunidade imperdível para degustar a culinária local e se deliciar com os sabores únicos que só a tainha pode oferecer.
As comunidades pesqueiras participantes sentem-se orgulhosas de fazer parte deste evento que celebra a tradição de mais de 45 anos, que iniciou com a Festa do Pescador. Confira alguns depoimentos:
Claudineia de Andrade Correia, da comunidade da Vila Guarani, expressou suas expectativas. “Esperamos um grande público neste fim de semana. Temos diversos pratos como tainha recheada, cambira e parmigiana, além de porções de camarão à milanesa, batata com bacon, aipim com bacon, entre outras. Aguardamos ansiosos que o público venha prestigiar esta grande festa”, enfatiza Claudinei, que espera que a festa se prolongue por mais uma semana.
Para Luciana Pereira do Rosário, da comunidade de Amparo, a festa faz parte de uma tradição familiar. “Participamos dessa festa há anos, desde o tempo do meu pai, Urbano. Hoje, minha mãe e minhas irmãs continuam com a barraca. Neste período toda a família se une para vir trabalhar na festa”, disse Luciana, destacando os pratos mais solicitados “Os pratos mais pedidos são a tainha recheada, a cambira e a ostra gratinada, e aproveitamos a oportunidade para convidar a todos virem prestigiar e ajudar os pescadores”, externa Luciana.
Marins Pereira do Rosario, também da comunidade de Amparo, ressaltou a importância do evento. “Temos uma variedade de pratos como a tainha defumada (cambira), tainha recheada, postas de tainha e camarão. O que falta este ano é um público maior. Precisamos que mais pessoas compareçam, que venham prestigiar o evento e consumir nas barracas, para que possamos continuar com essa festa nos próximos anos”, destaca Marins.
João Pereira, que participa da festa há 42 anos, reforçou a tradição. “Nossa festa traz pessoas de Curitiba e de fora para aproveitar a tainha. Este ano, o movimento ainda está fraco, mas ainda temos muito a oferecer aos visitantes, como porções de camarão, frutos do mar e vários pratos de tainha. Convidamos todos a virem prestigiar e manter essa tradição viva”, finaliza Pereira.
Para quem deseja mergulhar na cultura local e aproveitar uma experiência única, a 12.ª Festa Nacional da Tainha em Paranaguá é o destino certo. Com pratos saborosos, música de qualidade e a hospitalidade das comunidades pesqueiras.
Atrações Musicais
Além das delícias gastronômicas, a Festa da Tainha oferece uma programação recheada de atrações musicais que se apresentam diariamente, garantindo a animação e a diversão do público.