conecte-se conosco

Eventos

Comunidade de Amparo realiza a 1.ª Festa da Tainha neste fim de semana

Confira os horários de barco com saída do trapiche do Rocio

Publicado

em

Foto: Divulgação/Comunidade de Amparo

A comunidade de Amparo realiza neste fim de semana, nos dias 28 e 29, a 1.ª Festa da Tainha. Haverá diversos horários de barco com saída do trapiche do Rocio, em Paranaguá, para que os moradores e turistas possam contribuir com a economia local e aproveitar para descansar e degustar a iguaria tradicional do litoral do Paraná.

O objetivo, de acordo com os organizadores, é fomentar o turismo na comunidade de Amparo, que possui uma cozinha comunitária formada pelos moradores que irá comercializar a tainha e frutos do mar neste fim de semana.

O presidente da Associação da Ilha do Amparo, Osmail Pereira do Rosário, conhecido como Maico, explicou que os turistas poderão degustar a tainha de diversas formas, além das porções que serão vendidas nos dias da festa.   

“As comidas são bem gostosas, com um preço acessível, e serão preparadas pela comunidade do Amparo. Convidamos a todos para prestigiarem a primeira edição da Festa da Tainha que nossa comunidade realizará”, destacou Maico.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, falou sobre a importância da primeira edição da festa na comunidade.
“O objetivo é que a festividade se torne tradição nesta época do ano para fomentar o turismo, mostrando as belezas naturais da Ilha do Amparo e movimentar a economia local através da comercialização da tainha e dos frutos do mar”, afirmou a secretária.

Cardápio


“As comidas são bem gostosas, com um preço acessível, e serão preparadas pela comunidade do Amparo”, disse o presidente da Associação da Ilha do Amparo, Osmail Pereira do Rosário
Foto: Divulgação/Comunidade de Amparo

Os visitantes encontrarão na 1.ª edição da festa a tainha recheada, defumada, aberta, isca de tainha, além de fritas, casquinha de siri, pastel e bolinho de camarão. Uma tainha acompanhada de arroz, maionese, vinagrete e salada pode servir até três pessoas. Ao todo, a expectativa é servir 300 unidades do pescado.

Horários de barco

Barcopar realizará o transporte de moradores e turistas para a festa
Foto: Divulgação/Barcopar

Os moradores do litoral e turistas poderão fazer o transporte de barco até a comunidade de Amparo no valor de R$15 a ida e R$15 a volta com saída do trapiche do Rocio.

A Barcopar (Associação dos Proprietários de Barcos de Turismo e Transporte do Estado do Paraná) realizará o transporte nos dias 28 e 29, sábado e domingo, às 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.