A terceira edição da Feira do Escambo acontecerá no próximo sábado, 20, em Paranaguá, algo que consolida o evento não somente como espaço para compra, venda e troca de diversos produtos, como também como espaço de lazer e de reuniões sociais trazendo demandas positivas em torno do consumo sustentável. No local, são comercializados e trocados itens vinis, CD´s, livros, artesanato, mudas de plantas, entre outros. A próxima edição será também alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia da feira, com presença da Associação Paranauê Capoeira do C. Mestre Juarez de Paranaguá.
O evento é realizado às margens do Rio Itiberê, das 14h às 19h, ao lado da estátua de Iemanjá. Segundo o coordenador da Feira do Escambo, João Ricardo Guimarães, a feira será alusiva ao Dia da Consciência Negra. “Haverá a presença do grupo de capoeira Paranauê, acho que é bacana dar um axé para este grupo de Paranaguá”, explica.
“O balanço é positivo das duas edições. Na segunda edição fez sol, então ficou bem agradável o clima, o pessoal gostou bastante, aumentou a adesão de visitantes da feira e de expositores. Com o grupo de capoeira e outras atividades, acredito que movimentará ainda mais se fizer um tempo bom”, reforça João Ricardo.
Assim como nas outras edições, a feira contará com um espaço veg, com exposição de banners, refeições veganas e distribuição de folhetos. Só será permitida a exposição dos produtos em cima de panos no gramado, não sendo autorizado o uso de expositores, estantes, prateleiras, mesas, entre outros itens semelhantes.
O lazer é outro foco do evento. Segundo a organização, visitantes podem levar coolers, chimarrão e instrumentos musicais, entre outras atividades, mas com respeito ao uso de máscara e distanciamento social devido à pandemia.
Feira ocorrerá duas vezes por mês
Segundo João Ricardo, a Feira do Escambo a partir de agora acontecerá no primeiro e terceiro sábado de cada mês. “É mais fácil para as pessoas se orientarem. Se houver chuva a gente acaba cancelando e a pessoa já sabe quando será a próxima feira”, explica.
Evento simples e agregador
O coordenador afirma que a ideia central foi fazer um evento simples, com foco no consumo sustentável e em agregar as pessoas. “A ideia era fazer um evento simples onde as pessoas possam chegar, colocar um pano no chão e expor o que quer desapegar, livros, mudas de plantas, artesanatos, discos, etc. O objetivo é fomentar as trocas, o consumo consciente e estimular a economia circular”, explica.
“As feiras de trocas são importantes para trazer visibilidades aos artesãos locais e artistas em geral, teremos ações voltadas a conscientização ambiental, preservação e limpeza dos nossos rios e manguezais”, salienta João. “Convido a todos para prestigiar o evento, conhecer a feira ou expor seus desapegos – mudas de plantas, ferramentas, livros, vinis, roupas, etc, artigos novos ou usados. A feira é de trocas, compra ou venda. Traga seu pano para forrar o local e seus produtos. Não é necessário inscrição prévia”, finaliza o coordenador.
O Instagram do evento é o @feiradoescambopgua .