Eventos

Com grande adesão, 1.º Encontro Empresarial no Litoral acontece em Paranaguá

Evento teve realização do Sebrae/PR, Prefeitura de Paranaguá, Aciap e Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral

78koljl5

Na noite da quinta-feira, 30, aconteceu em Paranaguá, no auditório do Camboa Hotel , o 1.º Encontro Empresarial no Litoral, realizado pelo Sebrae/PR, Prefeitura de Paranaguá, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) e Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral com o apoio da Folha do Litoral News, Sindicato dos Contabilistas do Litoral Paranaense (Sincolpar) e Sicredi. Com o tema “Gerando Negócios, Construindo Valores”, o evento teve grande adesão de empresários, empreendedores, gestores e lideranças do litoral e do Paraná, contando com a presença do gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, do presidente da Aciap, Eloir Martins, do presidente do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral, Antonio Saad Gebran Sobrinho, e da secretária municipal de Governo, Luciana Costa, representando o prefeito Marcelo Roque.

O objetivo do evento foi estreitar laços entre as grandes empresas instaladas em Paranaguá e na região junto a empresários de diversos portes, empreendedores e comerciantes que atuam no litoral, gerando oportunidades de negócios e fornecimento, algo que colabora na geração de emprego e renda na sociedade local. O evento teve palestra inicial do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, bem como do CEO da Ponta do Félix, Gilberto Birkhan, do gerente institucional do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP CMPort), Allan Chiang, do controller da Cattalini Terminais Marítimos, Fábio Martins Jorge, e do gerente-geral da Atexp, Juliano Mickus, bem como talk show dos gestores do Sebrae/PR comandado por Bruno Valentim junto a  Iury Teixeira de Carvalho, Augusto Cesar Marins Machado, Marcelo Cantero de Castro e Paula Cristiane Rocio. 

O gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, ressaltou que Paranaguá e o litoral possuem uma grande importância econômica para o Paraná, não somente devido ao Porto, como também pela questão histórica do Estado ter nascido em Paranaguá e na região. “Esse evento proporcionou que as empresas que estão aqui possam se conhecer e gerar negócio e oportunidade. Entendemos que é uma ação para privilegiar empresas locais e gerar novos negócios. Se a gente pensa que uma empresa tem a oportunidade de vender um novo produto ou serviço, ela pode contratar mais, gerar mais emprego e renda, ou mesmo montar um negócio a partir da demanda de uma grande empresa. O objetivo do encontro é concentrar demandas de grandes empresas locais, de Paranaguá, e gerar oportunidade de negócios para quem está aqui também. O indicador que o Sebrae trabalha é o sucesso da micro e pequena empresa, então se está gerando emprego e renda e as empresas estão crescendo localmente, esse é o melhor indicador de desempenho e atuação local do Sebrae”, completa Perdomo.

“Esse evento proporcionou que as empresas que estão aqui possam se conhecer e gerar negócios e oportunidade. Entendemos que é uma ação para privilegiar empresas locais e gerar novos negócios”, ressalta o gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo (Foto: Sebrae/PR)

Aciap

545upm1q
“Esse encontro é um presente para a comunidade empresarial da nossa cidade. É uma junção de facilitadores para empreendedores que estão começando, para àqueles que já têm o seu empreendimento e então é muito importante e inédito uma união de facilitadores”, acrescenta Eloir Martins, presidente da Aciap (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Eloir Martins, presidente da Aciap, destacou que a promoção do evento faz parte da programação de atividades em comemoração aos 100 anos da associação. “Esse encontro empresarial é um presente para a comunidade empresarial da nossa cidade. É uma junção de facilitadores para empreendedores que estão começando, para aqueles que já têm o seu empreendimento e então é muito importante e inédito uma união de facilitadores. Além disso, faz parte das comemorações de 100 anos da nossa associação. Estamos muito felizes com a presença de bastante gente, Paranaguá merece e o empreendedorismo da região merece também”, relatou.

Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná

s2n2oo
“Podemos afirmar que esse Encontro Empresarial é a síntese da produtividade sustentável”, afirma o presidente do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral, Antonio Saad Gebran Sobrinho (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná )

“Esse evento é um marco em inovação, não necessariamente, à tecnologia de ponta. Neste caso, estou falando sobre ousadia e a procura por oferecer produtos e serviços diferenciados às empresas estabelecidas em Paranaguá, agregando valor ao seu negócio. O setor portuário é um mercado altamente competitivo, ofertando recompensas para empresas que são capazes de fornecer soluções inovadoras e eficientes”, ressalta Antonio Saad Gebran Sobrinho, presidente do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral. “Podemos afirmar que esse Encontro Empresarial é a síntese da produtividade sustentável. CNPJ’s, CPF’s, produtos e serviços num ambiente de negócios falando a mesma língua, gerando oportunidades, relacionamentos e sinergia. E para que isso aconteça precisamos nos conhecer, entender o processo, nos capacitar e ofertar o que temos de melhor, nossos produtos e serviços. Se estamos aqui, é porque não perdemos a capacidade de enxergar o quanto avançamos, acreditando sempre na nossa capacidade de transformar”, acrescenta.

Prefeitura

“Representei a Prefeitura de Paranaguá para falar sobre o Escritório de Compras Públicas, que foi recentemente inaugurado no município. É um projeto realizado em parceria com o Sebrae, para estimular, capacitar, orientar os empresários locais a participarem dos processos licitatórios que a prefeitura lança”, ressalta Luciana Santos Costa, secretária municipal de Governo (Foto: Sebrae/PR)

Luciana Santos Costa, secretária municipal de Governo, representante da Prefeitura de Paranaguá no evento, apresentou aos presentes o Escritório de Compras Públicas do município e explicou como funcionam os processos licitatórios. “Representei a Prefeitura de Paranaguá para falar sobre o Escritório de Compras Públicas, que foi recentemente inaugurado no município. É um projeto realizado em parceria com o Sebrae, para estimular, capacitar, orientar os empresários locais a participarem dos processos licitatórios que a prefeitura lança no mercado, considerando que a prefeitura é um dos grandes, se não o maior, compradores do município, a gente sente muita falta da participação do comércio local nessas licitações e, então, criamos o Escritório de Compras Públicas justamente para essa finalidade, para auxiliar, capacitar os empresários para que participem e quem sabe trazer mais recursos para a cidade, podendo gerar mais empregos, mais renda e é um benefício não só para o comércio, mas para toda a população”, explicou.

Portos do Paraná

94vsg4y4
“É uma satisfação a Portos do Paraná estar aqui no evento, podendo falar com o litoral do Paraná, para as pequenas e médias empresas mostrando o potencial do porto para essas empresas também”, afirma Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná )

Luiz Fernando Garcia da Silva, diretor-presidente da Portos do Paraná, explicou as oportunidades que os micro e pequenos empresários podem ter junto à empresa pública. “É uma satisfação a Portos do Paraná estar aqui no evento, podendo falar com o litoral do Paraná, para as pequenas e médias empresas mostrando o potencial do porto para essas empresas também. É um momento importante para que o porto possa falar para a cidade, não só aquilo que movimenta, pois movimenta milhões de toneladas, mas também daquilo que essas empresas podem usufruir do que tem no porto, essa pujança no desenvolvimento, olhando para o desenvolvimento do comércio local, daquelas empresas que possam ofertar sua mão de obra e seus serviços para o porto”, comentou. “Todo fórum de discussão, independente do que seja, direta ou indiretamente ligada a nossa atividade é enriquecedor”, concluiu Garcia. O evento contou com outras empresas do setor portuário.

TCP

“É um evento muito importante para a cidade e todo o empresariado, pois é uma chance de convivência com os players que estão no mercado, no sentido de contribuir com ações em conjunto”, ressalta o gerente institucional do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP CMPort) – (Foto: Sebrae/PR)

“É um evento muito importante para a cidade e todo o empresariado, pois é uma chance de convivência com os players que estão no mercado, no sentido de contribuir com ações em conjunto, sendo uma boa plataforma. É um evento da cidade, onde a TCP tem tudo para contribuir. É um assunto que nos interessa, que é fazer a cidade crescer cada vez mais e mais”, afirma o gerente institucional do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP CMPort), Allan Chiang.

Ponta do Félix

“Foi uma grande oportunidade de toda a comunidade do litoral festejar o que eu diria que é uma integração muito importante entre Antonina, Paranaguá e todos os municípios da região. Todos temos interesses comuns”, ressalta o CEO da Ponta do Félix, Gilberto Birkhan (Foto: Sebrae/PR)

O CEO da Ponta do Félix, Gilberto Birkhan, salientou a importância do evento e da conexão junto ao empresariado de Paranaguá, Antonina e todo o litoral. “Foi uma grande oportunidade de toda a comunidade do litoral festejar o que eu diria que é uma integração muito importante entre Antonina, Paranaguá e todos os municípios da região. Todos temos interesses comuns. Nós abordamos o Porto de Antonina, aquilo que a comunidade regional pode nos ajudar em termos de fornecimento de serviços, produtos, sendo uma oportunidade para ambos os lados. Quanto mais rica for uma região, mais ela atrai talentos e tudo que mais precisamos é de pessoas que queiram vir fazer negócio conosco, seja da região ou mesmo de fora. Tudo aquilo que movimenta a região, transformando ela em um polo de desenvolvimento, referência em produtividade ou tecnologia, é algo muito importante”, salienta.

Atexp

“Hoje, a Atexp é muito parceira do empresariado municipal. Vou trazer um número de exemplo: hoje 115 fornecedores estão na nossa carteira que são do município”, afirma o gerente-geral da Atexp, Juliano Mickus (Foto: Sebrae/PR)

“Trouxe um pouco do que é a Atexp para conhecimento da população e empresariado do município, falando um pouco da associação, do Corredor de Exportação, quem são as empresas associadas à Atexp e o impacto que elas concedem no município. Hoje, a Atexp é muito parceira do empresariado municipal. Vou trazer um número de exemplo: hoje 115 fornecedores estão na nossa carteira que são do município. Temos esse vínculo, esse relacionamento, mas há muita oportunidade para alavancar isso”, ressalta Juliano Mickus, gerente-geral da Atexp, associação com 10 empresas portuárias associadas atuantes no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. “Vamos deixar um ponto focal, um contato, para que o empresariado que ainda não conhece a Atexp e acredita ter uma oportunidade de mostrar os seus serviços, os produtos que eles podem oferecer, ao receber esse empresário nós já vamos passar esse contato aos 10 associados. É o que nós fazemos na Atexp, voltados à melhor prática, pois uma empresa que dá certo com a Atexp, naturalmente dará certo com as 10 empresas associadas”, finaliza. 

Cattalini

o 6lhw3r
“É muito importante a gente trazer um pouco de conhecimento que temos, trabalhar com as empresas locais, os fornecedores locais, porque muitos empresários que estão aqui, não tem a chance de entrar em uma grande empresa”, ressalta Fábio Martins Jorge, controller da Cattalini Terminais Marítimos (Foto: Sebrae/PR)

Fábio Martins Jorge, controller da Cattalini Terminais Marítimos, também foi um dos palestrantes da noite e destacou a importância do evento. “É muito importante a gente trazer um pouco de conhecimento que temos, trabalhar com as empresas locais, os fornecedores locais, porque muitos empresários que estão aqui, não tem a chance de entrar em uma grande empresa. Então, eu vim hoje aqui falar um pouco sobre o que a Cattalini vem fazendo no mercado, as parcerias que Cattalini está fazendo com os empresários locais, principalmente os parnanguaras para poder entrar nas grandes empresas, como é a Cattalini”, disse.

“Recentemente, a Prefeitura de Paranaguá entregou o Selo ‘Empresa que Protege e Inclui’ que também faz parte do programa Cidade Protegida e Inclusiva. A empresa Cattalini Terminais foi a primeira a receber o reconhecimento. A Cattalini é signatária do Pacto Empresarial contra Exploração de Crianças e Adolescentes, incentivado pela Childhood Brasil, por meio do programa Na Mão Certa, desde 2020. “Ultimamente a Cattalini vem ganhando vários prêmios e estamos muito felizes. É isso que a gente busca, junto com as empresas locais, fortalecer o nosso comércio local para alcançar um crescimento para Paranaguá e todo o litoral”, completou Fábio Martins Jorge. 

j0bs4jeb
Talk show foi realizado pelos gestores do Sebrae/PR no evento comandado por Bruno Valentim junto a  Iury Teixeira de Carvalho, Augusto Cesar Marins Machado, Marcelo Cantero de Castro e Paula Cristiane Rocio (Foto: Sebrae/PR)

Você também poderá gostar

Com grande adesão, 1.º Encontro Empresarial no Litoral acontece em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Com grande adesão, 1.º Encontro Empresarial no Litoral acontece em Paranaguá

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.