conecte-se conosco

Eventos

Com estrutura montada no Mega Rocio, Festa da Tainha tem início em Paranaguá

Evento gastronômico seguirá até 17 de julho

Publicado

em

Teve início na quinta-feira, 7, mais uma edição da tradicional Festa da Tainha, em Paranaguá. Neste ano, o evento gastronômico ocorre no Complexo Turístico Religioso Mega Rocio com uma estrutura diferenciada e tem a organização da Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e as comunidades pesqueiras do município.

Estão presentes as comunidades da Vila Guarani, Amparo e Ponta de Ubá. Cada barraca preparou um cardápio especial tendo a tainha como prato principal. Outros frutos do mar podem ser saboreados pelos participantes até o dia 17 de julho.

A abertura da festa contou com a presença da secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, que destacou o início da programação em um novo espaço este ano. “A abertura com certeza já foi surpreendente para todo mundo, o público já percebeu que o espaço é diferente, é bonito, a decoração foi preparada, todos os detalhes foram pensados, todos adequados ao momento, da maneira certa como deve ser, os cuidados de saúde, mas principalmente a gente ofertando para a comunidade o melhor produto possível. A tainha que os pescadores trouxeram e estão ofertando é realmente de primeira qualidade, são receitas maravilhosas e o espaço está todo lindo para isso”, contou.

Abertura da Festa da Tainha 2022 contou com a presença da secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn

A tainha tradicional, que serve até três pessoas, é comercializada a R$ 80,00. São sete comunidades pesqueiras vendendo a tainha como prato principal, além de outras opções de frutos do mar. Os moradores e turistas encontrarão a tainha recheada, à parmegiana, cambira e mais acompanhamentos.

A população poderá prestigiar a Festa da Tainha desde o horário de almoço até o jantar. “Para o fim de semana a gente sabe que intensifica o movimento. No sábado para o almoço, por exemplo, a gente sabe que o pessoal vai vir, recebemos várias ligações de agências de turismo que querem trazer excursões para o pessoal degustar a tainha. A partir deste primeiro fim de semana o movimento será bem mais intensificado e a expectativa é bem grande, está todo mundo preparado para isso”, salientou a secretária Maria Plahtyn.

Além disso, a expectativa é grande para os pescadores e representantes das comunidades que participam do evento gastronômico. “Convidamos todo o pessoal de Paranaguá para vir prestigiar a nossa gastronomia caiçara. Teremos tainha recheada, assada, empanada, frita, bolinho de camarão, pastel de camarão, a parmegiana e até porção de camarão”, disse Tereza Andrade que representa a comunidade da Vila Guarani na Festa da Tainha.

Osmail Pereira do Rosário, conhecido como Maíco, espera atender um bom público até o término do evento

Osmail Pereira do Rosário, conhecido como Maíco, da Comunidade do Amparo, está com uma barraca montada no Mega Rocio e também falou da expectativa da festa em um novo espaço na edição deste ano. “Estou aqui junto com a minha esposa Valdirene Ferreira, que é pescadora, e estamos com boa expectativa, pois ficamos dois anos sem ter a festa e pela primeira vez as sete barracas estão trabalhando juntas, com praticamente uma cozinha para todos os representantes. Aqui as pessoas vão encontrar a tainha defumada, cambira, ensopada, tainha com banana, além de ostras, camarão, bacucu, mexilhão, cascudinho, dentre várias outras opções”, disse Maíco.

Outro atrativo da Festa da Tainha é o entretenimento com apresentações de artistas locais. Um palco foi montado no interior do Mega Rocio e as pessoas poderão saborear a tainha ouvindo boa música e prestigiando os artistas que são pratas da casa.

Na sexta-feira, 8, o sertanejo Igor Brenaz sobe ao palco às 20h. No sábado terá apresentação às 12h do Grupo Regional Choco Caiçara e às 20h será a vez da dupla Débora & Luíza. No domingo a programação continuará às 12h com apresentação do grupo de fandango Canutilho Temperado e às 20h Aroldo Amer.

Pela manhã, a partir das 11h o local estará aberto para a população e à noite a partir das 19h os organizadores já estarão prontos para atender moradores e turistas.

“Venham conhecer, venham degustar a tainha. Sejam todos muito bem-vindos”, convidou a secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn.

Em alta

plugins premium WordPress