O Capitão dos Portos do Estado do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, recebeu na tarde de quinta-feira, 18, a Comenda do Instituto Boina Azul do Rio Grande do Sul “Medalha de Grau Cavaleiro” pelos relevantes serviços prestados às organizações militares e sociedade civil, no âmbito profissional e moral das suas atribuições. O evento foi realizado nas dependências do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico em Curitiba, e contou com a participação de várias autoridades civis, militares e convidados.
A “Medalha de Grau Cavaleiro” é concedida aos homenageados pelos relevantes serviços prestados às organizações militares e sociedade civil, no âmbito profissional e moral das suas atribuições
Após a cerimônia, o comandante Rogerio Machado externou satisfação em receber a comenda. “Recebi com muita honra a Medalha do Instituto Boina Azul, formada por militares que prestaram serviços em missões de paz das Organizações das Nações Unidas, a ONU, e aqui nesta data homenageia as pessoas civis e militares que atuam tanto na segurança pública como na segurança nacional. Fui agraciado como capitão dos portos, é uma grande honraria e me sinto muito orgulhoso. Agradeço ao Instituto esta homenagem”, destacou Machado.
Ele enfatiza esse reconhecimento pelos serviços prestados. “Toda vez que somos homenageados é um reconhecimento da instituição e no meu caso um reconhecimento à Capitania dos Portos do Paraná, por todo o seu engajamento junto à comunidade portuária e ao desenvolvimento econômico do Estado e da nação”, completa.
Na ocasião, também foram homenageadas pessoas civis e militares que atuam tanto na segurança pública como na segurança nacional
HOMENAGEADO
Rogerio Antunes Machado iniciou a carreira como aluno do Colégio Naval, em 1989, galgando postos como tenente e capitão tenente (2001), capitão de Corveta (2007) e capitão de Fragata (2013), sendo elevado a capitão de Mar e Guerra no ano de 2018, posto que ocupa atualmente na Marinha do Brasil.
Dentro dos cursos acadêmicos, destacam-se: graduação em Ciências Navais, com habilitação em Sistemas e Armas, na Escola Naval; especialização de Armamento para Oficiais; aperfeiçoamento para Oficiais de Superfície; curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores e curso de Administração, pela Copead (SIGLA) RJ, entre outros.
Entre os principais cargos e funções, foi comandante do Navio Balizador “Comandante Varella” (2005/2006), imediato da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (2008/2011), imediato do Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” (2012/2015), Chefe do Departamento de Ensino do Navio-Escola “Brasil” (2016), imediato da Base Naval do Rio de Janeiro (2017/2018) e, atualmente, exerce o cargo de capitão dos Portos do Paraná.
Já recebeu as seguintes condecorações: medalha militar e passador prata, medalha Mérito Tamandaré, medalha Mérito Marinheiro, quatro âncoras e medalha Mérito Pedro Ernesto, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
O comandante Rogerio está à frente da Capitania dos Portos do Paraná, que tem o propósito de contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à segurança da navegação, defesa nacional, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.