conecte-se conosco

Eventos

Banho de Mar à Fantasia será realizado no dia 4 de fevereiro em Paranaguá

Blocos já podem se inscrever para participar da maior festa de pré-carnaval da região

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Paranaguá

O Banho de Mar à Fantasia está confirmado para este ano em Paranaguá. O principal evento que abre o Carnaval no litoral paranaense será realizado no dia 4 de fevereiro, domingo. O banho é organizado pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e leva milhares de foliões para o trajeto que inicia na Praça do Guincho e encerra na Praça Mário Roque.

Essa é a 73.ª edição do evento que atraiu cerca de 50 mil pessoas no ano passado. O Banho à Fantasia conta com registro oficial do ano de 1950 e tem como idealizador o parnanguara Antônio Dias Moura, também criador da escola de samba Junqueira, uma das precursoras do Carnaval em Paranaguá.

Os blocos interessados em participar neste ano já podem fazer a inscrição, preenchendo um formulário anexo ao site da Prefeitura de Paranaguá (www.paranagua.pr.gov.br), onde também está publicado o edital com o regulamento.

Cada bloco poderá desfilar com um carro de som ou trio elétrico
Foto: Prefeitura de Paranaguá

Regulamento

A equipe da Secultur destaca que após o preenchimento da ficha cadastral, os organizadores devem comparecer na sede da Secretaria, na Avenida Arthur de Abreu, 44, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30, para efetuar a entrega do formulário e dos seguintes documentos: Carteira de Identidade e CPF do responsável pela inscrição; 1 (uma) fotografia 3×4 do responsável da inscrição; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos dois condutores de cada carro; documento do carro (CRV) e cópia para fins de arquivamento; ficha cadastral integralmente preenchida; declaração de ciência impresso, rubricado e assinado, com firma reconhecida.

De acordo com o edital, cada bloco poderá desfilar com um carro de som ou trio elétrico e dois carros de apoio durante o percurso, sendo que é necessário respeitar as medidas de altura, largura e comprimento. Os carros cadastrados deverão apresentar documentação, inclusive no dia da vistoria.

Todos os blocos deverão levar seu estandarte de identificação. Todos os veículos deverão, na chegada a Praça Mário Roque, convergir a direita na Rua João Estevão para dispersão e encerramento. 

A Secretaria de Cultura e Turismo convocará um representante de cada bloco inscrito para uma reunião com a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros para repassar instruções de segurança do evento e demais providências, incluindo a definição da ordem de desfile dos blocos.

A concentração na Praça do Guincho será a partir das 8h, com início da festa às 11h
Foto: Prefeitura de Paranaguá

Horário e segurança

A concentração na Praça do Guincho acontece no dia 4 de fevereiro a partir das 8h, com início do Banho às 11h, término às 17h e dispersão às 18h. Fica determinado o início do desfile quando a Escola de Samba Junqueira der largada no trajeto oficial do evento.

Os blocos participantes deverão contar com equipe de segurança com no mínimo quatro profissionais. “A expectativa é grande, estamos preparados e organizados para realizar o maior evento pré-carnaval do litoral do Paraná. Tudo está sendo organizado para oferecer segurança e comodidade. Será uma festa linda e contamos com a presença e a alegria contagiante da nossa população”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Phatyn.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Em alta