Eventos

8.ª Festa Nacional da Tainha começa na quinta-feira

Segundo o município, o valor da tainha recheada, um dos pratos principais da festa, será de R$ 60,00, servindo duas pessoas.

2lm 4te 1584445362

Na noite de quinta-feira, 28, começa na Praça de Eventos Mário Roque, em Paranaguá, a 8.ª Festa Nacional da Tainha. O evento terá neste ano 16 estandes de pescadores artesanais de comunidades pesqueiras de Paranaguá, litoral paranaense e de Santa Catarina. A festividade será organizada pela Prefeitura de Paranaguá, que destaca a importância da Festa da Tainha para a movimentação do turismo e reforço da economia local, com foco na gastronomia, entretenimento e cultura.

"A expectativa para a 8.ª edição da Festa da Tainha é a melhor possível. Não só porque iremos oferecer uma excelente estrutura, mas pelo fato de podermos impulsionar o turismo nesta época. Paranaguá é cercada de culturas e, mais uma vez, temos a oportunidade de mostrá-las aos nossos visitantes", afirma o prefeito Marcelo Roque. De acordo com o vice-prefeito, Arnaldo Maranhão, moradores em todo o litoral e turistas serão muito bem-vindos ao evento. "Estamos preparados para receber a todos, especialmente nesta festa que antecede o início das festividades dos 370 anos da cidade-mãe do Paraná", completa.

Segundo o município, o valor da tainha recheada, um dos pratos principais da festa, será de R$ 60,00, servindo duas pessoas com acompanhamento de arroz, salada e maionese. Além disso, segundo o município, os valores do cardápio da festividade foi estabelecido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) junto aos pescadores e permissionários. De acordo com o município, um curso gratuito de atendimento entre Secultur, Secretaria de Trabalho e Emprego, Sine e Sebrae foi oferecido aos garçons que atuarão no evento para qualificação na atuação no evento.

"Diferentes receitas com o peixe serão comercializadas na festa. Seja a tainha recheada, tainha defumada, à parmegiana ou ensopada. Além disso, também haverá camarão na moranga e petiscos de camarão, peixe, ostras e outros frutos do mar. Toda a estrutura do evento é garantida pela Prefeitura de Paranaguá, com a montagem de palco, estandes, seleção de ambulantes, Guarda Municipal fazendo a segurança, equipe da Secretaria Municipal de Saúde para atendimento emergencial, equipe de fiscalização da vigilância, entre outras estruturas disponibilizadas para trabalhar do dia 28 de junho até o dia 8 de julho, quando termina mais uma edição da tradicional festa", finaliza a assessoria do município.

EVENTO SUPEROU EXPECTATIVAS EM 2017

Segundo balanço divulgado pela prefeitura em 2017, a 7.ª Festa Nacional da Tainha teve um saldo positivo em comparação ao evento do ano anterior, comercializando um total de 12,8 toneladas de pescados com produção e venda realizada por pescadores artesanais de Paranaguá e do litoral e permissionários de bairros e ilhas de Paranaguá, bem como pelos municípios vizinhos de Guaraqueçaba e Pontal do Paraná. O saldo foi superior em uma tonelada em comparação ao evento de 2016, algo que gera a expectativa da Festa da Tainha de 2018 superar recordes dos últimos anos.

Você também poderá gostar

8.ª Festa Nacional da Tainha começa na quinta-feira

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.