conecte-se conosco

Eventos

73.ª edição do Banho de Mar à Fantasia promete atrair milhares de pessoas em Paranaguá

Evento ocorre no domingo, 4, pelas ruas do Centro Histórico

Publicado

em

Fotos: Divulgação

No domingo, 4, acontece a 73.ª edição do Banho de Mar a Fantasia. A tradição abre o Carnaval de Paranaguá reunindo milhares de pessoas em cortejo pelas ruas centrais da cidade.

A concentração dos foliões acontece a partir das 8h na Praça do Guincho, com saída às 11h. Neste ano, 14 blocos se inscreveram para o evento, sendo que a vistoria dos carros de som será feita na concentração, seguindo a ordem que foi estabelecida pela organização do evento. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), serão 14 blocos e 12 trios elétricos.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, contou da expectativa para mais uma edição do evento carnavalesco. “A expectativa é a melhor possível, já é um evento que a gente gosta, é um evento que a gente tem um carinho especial e sabe da movimentação turística que ele traz também, é um grande evento de pré-carnaval. Recebemos visitantes de fora da cidade, a rede hoteleira também já sinalizando como essa movimentação é importante, então é uma felicidade estar realizando o Banho de Mar a Fantasia dentro das possibilidades de segurança. Tudo isso já foi muito bem abordado em uma reunião com os blocos, os representantes de blocos. Esse ano, a gente tem um Banho de Mar a Fantasia bem robusto, a gente está aí entrando na avenida com 12 trios elétricos”, destacou a secretária.

O desfile será aberto pelo trio elétrico com o Cortejo Real e a bateria da Escola de Samba Junqueira, agremiação que mantém a festividade desde 1949.

BLOCOS

Neste ano, serão 14 blocos que participarão do evento, conforme informou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur). Os blocos confirmados são: Junqueira (abrindo a festa); Pé do Gigante; Alegria Alegria; Vai Faz a Fila; Ripa na Chulipa; Super Fantástico; Pangaré; Amigos do Morrinho; Folia Atlanta; L7 Folia; Salva Fritas; Gusso Folia; Bloco do Ferrinho; A Vida é Hoje; e Deck Folia.

TRAJETO

A edição deste ano do Banho à Fantasia fará o mesmo percurso dos anos anteriores. A concentração iniciará às 8h, na Praça do Guincho e os foliões sairão, ainda no período da manhã, pelas ruas da região central de Paranaguá. O trajeto seguirá até a Rua Presciliano Correia e, em seguida, virará no Santuário de São Francisco das Chagas, avançando até a esquina da Praça Fernando Amaro.

Continuará pela Rua Dr. Leocádio, seguirá pela Rua Marechal Deodoro e avançará até a Catedral Diocesana. O Banho finalizará no final da tarde, às 17h, após a descida na ladeira João Régis ao chegar na Praça dos Povos Árabes (em frente à rodoviária), para a dispersão às 18h.

SEGURANÇA

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo trabalhará em conjunto com outras secretarias municipais para o bom andamento do evento. A secretária Maria Plahtyn enfatizou sobre algumas determinações no Banho a Fantasia. “Não pode vir na maldade, não pode vir com a intenção de briga, com a intenção de fazer confusão, porque a Polícia Militar tem um contingente muito grande durante o Banho, a Guarda Municipal maior ainda, a gente vai estar trabalhando com a Muralha Digital, com os drones que ficam acompanhando também o cortejo. Então é importante que o pessoal venha na paz”, disse.

“Mas não pode também trazer garrafa de vidro para o evento, isso tem uma legislação que fala que em eventos públicos não pode portar garrafa de vidro, então se tiver e a polícia verificar, vai poder recolher e vai ficar sem esse material. Os trios, os blocos que estão em movimentação, não podem comercializar bebidas, isso já é um regulamento que foi combinado com eles, todos concordaram que os blocos que estiverem na avenida não podem comercializar bebidas. Se eles quiserem anteriormente fazer um combinado com o pessoal que está seguindo o bloco de entregar ou fazer ficha, isso tudo pode ser. Ser tratado antes, mas durante o trajeto não é permitida a comercialização de bebidas pelos blocos que estiverem inscritos e estiverem na avenida”, completou.

CONVITE

“A gente quer deixar aqui o convite, a mensagem de que todos são muito bem-vindos com suas fantasias. O Banho de Mar a Fantasia já é tradicional pelas críticas políticas, pelas críticas sociais, enfim, isso vem manifestado nas fantasias, essa liberdade, essa democratização das possibilidades que as pessoas têm de se expressar, de poder, de repente, trazer algo diferente também, algo irreverente, algo bonito. É muito bacana o que a gente vê no Banho a Fantasia, como as pessoas vem representar. A gente já tem alguns blocos bem famosos e isso é importante que se perpetue, que as pessoas venham fantasiadas, venham pra curtir também marchinhas, que a gente possa ouvir isso também acontecendo no trajeto. Então, todo litoral, toda a nossa região é muito bem-vinda, venham curtir o pré-carnaval de Paranaguá”, convidou a secretária.

Em alta