A UFPR Litoral lançou a 6.ª edição da campanha Páscoa Solidária, um projeto organizado por estudantes extensionistas de diversos cursos do setor litoral. A ação é promovida pelo Projeto Matinhos: Nos ajude a ajudar, que busca o fortalecimento das comunidades vulneráveis do litoral paranaense, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Por conta disto, a campanha está arrecadando chocolates, ovos de páscoa e doces em geral, como balas e pirulitos que serão destinados a diversas crianças do litoral no domingo de Páscoa. Além disso, materiais de colorir, como lápis de cor, giz de cera e canetinhas, também são aceitos. Também são aceitas doações via PIX (conta exclusiva do projeto, sujeita a prestação de contas) até o dia 17, para a compra de doces e embalagens. Já as doações dos itens podem ser realizadas até o dia 18 de abril.


Foto: Divulgação/Páscoa Solidária/UFPR
A organização da Páscoa Solidária da UFPR destaca a importância do projeto para a comunidade e para as crianças em situação de vulnerabilidade social.
“A VI Páscoa Solidária da UFPR é fundamental para a comunidade e para as crianças em situação de vulnerabilidade social, pois proporciona momentos de alegria e esperança. Além de distribuir chocolates, o evento promove valores como solidariedade e cidadania, fortalecendo os laços entre os estudantes e a comunidade local. A iniciativa contribui para o bem-estar das crianças e suas famílias, oferecendo um momento de celebração e inclusão”, explicou.
As doações podem ser entregues nos seguintes pontos de coleta em Matinhos:
- UFPR – Litoral (Portaria e Recepção)
- UFPR – Centro de Estudos do Mar (CEM) e o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC)
- Clínica Feita de Mar
- Frutaria Caiobá


Foto: Arte/Divulgação
A organização orienta que é importante que as doações sejam feitas dentro do prazo informado para garantir que todos os itens possam ser comprados e distribuídos a tempo para a celebração da Páscoa.
- Paranaguá Mais Cores realizará mutirão de pintura na passarela da Ilha dos Valadares
- Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no litoral
As doações serão destinadas a crianças de diversas regiões do litoral paranaense. Normalmente, o projeto atende 11 comunidades de Matinhos, 2 de Paranaguá (colônias) e 1 de Guaratuba. Além disso, as doações também beneficiam o grupo de crianças do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as Casas Lar de Matinhos, mas isso depende da quantidade de doações.
“Colabore com a VI Páscoa Solidária da UFPR e ajude a proporcionar uma Páscoa mais feliz e solidária para as crianças em situação de vulnerabilidade social. Doe chocolates e materiais de colorir nos pontos de coleta até o dia 17 de abril. Sua contribuição fará toda a diferença na vida dessas crianças e suas famílias. Juntos, podemos espalhar alegria e esperança!”, convida e finaliza a organização.
Confira mais fotos da edição anterior:








